Plataforma de Carreira passo a passo

Postado as 25/04/2019 11:20:54

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

 

A mediação entre os estudantes da Univates e as vagas de emprego disponíveis no mercado ocorre por meio da Plataforma de Carreira, que substituiu o Balcão de Empregos da Instituição. Por conta disso, é normal que você tenha dúvidas sobre como cadastrar seu currículo e as funcionalidades da nova plataforma. Para que você aproveite ao máximo esse novo recurso, a Univates preparou esta leitura que explica passo a passo o funcionamento do sistema.

Mas o que é a Plataforma de Carreira?

Antes de saber como funciona, é essencial ter conhecimento sobre o que é a Plataforma de Carreira. Desenvolvida por uma empresa norte-americana especializada em soluções para empregabilidade, com atuação em instituições conceituadas como a Universidade de Harvard, a ferramenta concentra um banco de vagas e oferece aos usuários melhor perspectiva das suas ações profissionais. O estudante tem acesso aos perfis completos das empresas e pode fazer a sua candidatura de forma on-line. Você pode conferir as oportunidades da região a qualquer hora e em qualquer lugar. Também há orientação de carreira, elaboração de currículo e preparação para entrevistas.

A ferramenta também permite um relacionamento mais próximo entre aluno e empresa. Você pode visualizar mais vagas de forma simultânea e atualizar seu perfil com mais detalhes, podendo enviar o currículo às empresas de seu interesse. Quanto mais interagir com o ambiente, mais a plataforma o direciona para informações que têm relação com suas preferências profissionais, assim, ela se torna “personalizada” para seus interesses.

O acesso à ferramenta é permitido a todos os alunos dos cursos técnicos, de graduação presencial e de Educação a Distância (EAD), de pós-graduação e aos diplomados da Univates. A mudança foi implantada para que a Instituição tenha papel mais ativo no apoio profissional aos estudantes, não somente na divulgação de vagas.

Passo a passo

O acesso à Plataforma de Carreira pode ser realizado de duas formas. Se for pelo Universo Univates, na aba “Carreira”, não é necessário fazer login novamente na ferramenta, pois ele é automático. Pelo site da Univates, em “Serviços”, “Alunos” e, em seguida, “Central de Carreiras”, é necessário preencher o nome de usuário (início do e-mail do @universo.univates.br) e a senha que é usada para acessar os serviços da Instituição.

Do lado esquerdo, a ferramenta apresenta vários ícones. O primeiro, Início, está relacionado com a tela inicial e expõe as informações básicas do perfil do aluno. Os banners no cabeçalho contêm informações institucionais referentes à carreira. Os demais assuntos da página se modificam à medida que o estudante preenche o seu perfil.

 

O link Oportunidades tem duas funções: Pesquisar e Minhas Candidaturas. No primeiro é possível visualizar as oportunidades divulgadas pelas empresas, e o outro mostra para quais vagas o discente se candidatou.

O Perfil é um “currículo profissional resumido”, que o estudante pode publicar de forma opcional, sendo um facilitador para as empresas visualizarem as suas informações pessoais. Nele é possível anexar uma foto de perfil, que deve estar nos mesmos padrões daquela utilizada no currículo.

A foto de capa deve ter relação com o conteúdo. A dica é colocar uma imagem que representa a área de atuação do acadêmico. Na declaração pessoal, a sugestão é escrever um parágrafo sobre as experiências profissionais e de que forma o estudante pode contribuir com futuros empregadores.

A parte de educação é preenchida automaticamente por meio dos dados do sistema acadêmico, então as informações registradas ali não são editáveis. Caso haja inconformidade, a recomendação é entrar em contato com a Central de Carreiras da Univates. Em experiências, deve-se escrever sobre vivências profissionais, podendo ser o mesmo texto utilizado no currículo, pois a empresa pode optar por visualizar só o perfil em vez do currículo. Imagens e informações sobre projetos executados durante e depois da graduação podem ser acrescentadas em projetos. Nas habilidades e competências, o objetivo é listar programas, ferramentas e recursos dominados pelo aluno.

À direita da tela, é possível acrescentar um e-mail para contato (orienta-se que seja utilizado o da Univates, para garantir o recebimento), o perfil do Facebook e do LinkedIn (ambos opcionais). Também pode-se anexar um currículo on-line, um site ou blog. No espaço final dessa página, há informações sobre a quantidade de visualizações do perfil.

A aba Documentos indica o repositório de documentos do estudante. O link Meus Documentos permite fazer upload de arquivos do computador, como currículo, carta de apresentação, portfólio etc. (todos em formato PDF), não havendo limite de arquivos. No Banco de Currículos, opta-se por fazer parte do banco de currículos de alguma empresa. Se o banco fizer referência a uma vaga em específico, sugere-se que o currículo compreenda os requisitos. Já o Criador de Currículo permite criar um currículo ou carta de apresentação a partir de modelos pré-definidos. O aluno pode cadastrar quantos currículos quiser, a partir de diferentes modelos. Para a empresa é enviado o mais adequado ao perfil procurado. O Portfólio compreende a inserção de informações sobre o portfólio de produções e é utilizado usualmente nas áreas de arquitetura e comunicação. Ele deve ser público (essa opção deve ser assinalada no topo da página).

 

Em Eventos, encontram-se informações sobre eventos relacionados à carreira e empregabilidade.

 

Já em Empregadores, no link Todos, apresenta-se uma lista com todos os empregadores cadastrados na Plataforma de Carreira. É possível marcar com estrela os preferidos. Com isso, o estudante passa a “seguir” a empresa e recebe com destaque as vagas divulgadas por ela.

 

O espaço em que são disponibilizadas pesquisas com ênfase em carreiras é a aba Pesquisas.

 

O link Recursos, em Biblioteca de Documentos, mostra os documentos anexados pelo acadêmico, como currículo, carta de recomendação e outros.

Na aba Minha Conta, em Perfil Pessoal, é possível fazer edições no perfil, apesar de boa parte dos dados não serem editáveis, por estarem vinculados ao sistema acadêmico. Para fazer alterações, é preciso entrar em contato com o Atendimento Univates. A Privacidade sugere a mudança de opções de privacidade, como o recebimento ou não de e-mail e mensagens SMS de notificação das vagas.

Além disso, é importante destacar que as notificações e alertas de novas oportunidades estão disponíveis por meio do aplicativo gratuito da Plataforma de Carreira para dispositivos móveis, o Symplicity. A ferramenta também está vinculada ao LinkedIn, então os alunos podem ter acesso a outras vagas por esse meio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail carreiras@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5464, 5410 ou 5107.