Vestibular de Inverno da Univates é neste domingo

Postado as 14/06/2019 14:11:49

Por Natália Bottoni

Elise Bozzetto

Vem aí o Vestibular de Inverno da Univates, no próximo domingo, dia 16. O processo seletivo será realizado no Prédio 7 do campus da Instituição em Lajeado. Com a oferta dos cursos presenciais da Universidade, a prova será composta por uma redação e inicia às 13h30min. Recomenda-se, porém, que o candidato chegue pelo menos 30 minutos antes do horário. São duas horas para realizar a avaliação.

Os 36 cursos presenciais da Univates estão sendo oferecidos, confira a lista completa aqui. O resultado do desempenho do participante já vale para que ele ingresse no próximo semestre (2019B) e também pode ser utilizado em processos seletivos futuros da Univates. Neste último caso, é necessário realizar nova inscrição.

Para fazer a prova, o candidato deve trazer um documento de identificação, lápis, borracha e caneta esferográfica, preta ou azul. O uso do celular e outros equipamentos eletrônicos é proibido durante a prova.

O que trazer para fazer a matrícula?

A matrícula poderá ser realizada no dia da prova, sendo a correção da redação feita logo após o seu término. Para os candidatos que optarem por não se matricular no mesmo dia, o resultado será enviado pela Universidade por e-mail no dia 17 de junho, e a matrícula poderá ser realizada nas datas marcadas para cada curso de graduação, nos dias 18 e 19 de junho, de forma presencial, no Atendimento Univates.

Para a matrícula, os candidatos deverão portar comprovante de conclusão de Ensino Médio ou equivalente, ou diploma de curso superior registrado no Ministério da Educação (MEC) original ou fotocópia autenticada em Tabelionato. Também deverão trazer fotocópia de documento de identidade, CPF e realizar o pagamento da primeira parcela das mensalidades. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados do representante legal para a assinatura do contrato. Os alunos que se inscreverem no curso de Educação Física devem trazer atestado médico recente.

Caso o candidato tenha cursado Ensino Médio ou equivalente fora do Brasil, precisa apresentar, no dia da matrícula, o documento que comprova equivalência de conclusão do Ensino Médio expedido pelo Conselho Estadual de Educação ou pela Secretaria de Estado da Educação. Estrangeiro deve apresentar fotocópia autenticada de visto temporário ou permanente, com validade mínima para o semestre de matrícula, conforme a legislação brasileira. Para este estudante, será considerado documento de identidade a cédula emitida pelo Ministério da Justiça ou passaporte com visto permanente ou de estudante.

Novidade: orientação de carreira

Na programação do Vestibular de Inverno da Univates, a Central de Carreiras marcará presença no Prédio 2. Os profissionais vão esclarecer dúvidas sobre Plataforma de Carreira, possibilidades de estágios durante o curso e o trabalho realizado com os estudantes e diplomados da Instituição com relação ao desenvolvimento de carreira e avaliações de perfil pessoal e profissional.

A psicóloga e coordenadora de Gestão de Carreira da Univates, Janaína Schneider, ressalta a importância do momento para quem está iniciando uma carreira profissional. “O Vestibular é um marco na vida de qualquer futuro estudante. Nós da área de carreira queremos fazer parte disso. Iremos auxiliar o aluno a identificar seus propósitos pessoais e profissionais desde o seu ingresso na faculdade, além de orientar os seus responsáveis e acompanhantes”, conclui.

Tem mais: programação do dia

Os acompanhantes dos vestibulandos serão acolhidos pela Univates. Eles poderão participar do coquetel pensado especialmente para esse público, conversar com representantes dos cursos de graduação para o esclarecimento de dúvidas e trocar informações sobre financiamentos com o setor Financeiro da Instituição.

Para completar, será realizado tour guiado em que os vestibulandos e acompanhantes poderão conhecer os diversos espaços da Instituição, como o Teatro Univates, a Biblioteca, as salas temáticas dos cursos e os laboratórios.

Ainda com dúvidas? Mais informações pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.