Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências Exatas realiza aula inaugural

Postado as 16/01/2020 14:47:20

Por Júlia Amaral

Com a palestra do professor Marco Antônio Moreira, doutor em Ensino pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, os discentes do curso de Pós-Graduação de Ensino em Ciências Exatas (PPGECE) tiveram sua aula inaugural na última semana. O evento também marcou o início das atividades do doutorado do PPGECE. Moreira, que é professor permanente do doutorado em Ensino de Ciências Exatas da Univates, falou sobre a importância da modalidade profissional nos programas de pós-graduação em Ensino para mestrandos e doutorandos da Instituição. O PPGECE conta com alunos de diversas regiões do Brasil, que até o final de janeiro permanecem no campus da Univates.

Divulgação

Conforme o professor coordenador do programa, Ítalo Gabriel Neide, Moreira foi uma figura-chave para o desenvolvimento da área de Ensino em programas de pós-graduação e da modalidade profissional de mestrados e doutorados no Brasil. “Vale ressaltar que a Univates é a única universidade do Brasil que tem mestrado e doutorado no ensino acadêmico e no ensino profissional.  Conhecemos o professor Moreira de longa data. Ele é nosso professor permanente no PPGECE. Consideramos que cabia a ele a honra de fazer essa primeira aula”, afirma.

O professor Neide explica que a pós-graduação stricto sensu na área de Ensino da Univates objetiva melhorar a prática do professor em sala de aula. “Um dos pontos mais importantes desse curso, como de qualquer modalidade profissional de pós-graduação, é o produto técnico. No nosso curso em específico, é uma produção educacional, que pode ser uma sequência didática e ser facilmente adaptada para qualquer professor em qualquer escola, além de ser de fácil leitura para esse professor”.

Mestranda da Univates, a professora Santana Merlo, do Amapá, conta que o PPGECE agrega conhecimentos a seu trabalho em sala de aula. “Primeiramente eu me inscrevi no processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), mas aprovei no PPGECE. É muito gratificante porque eu tenho novos conhecimentos que agregam às minhas práticas de pedagoga”, acrescenta.

As aulas do regime intensivo dos Programas de Pós-Graduação da Univates seguem até a próxima semana. As aulas do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, nos meses de janeiro e julho, e as do regime regular são realizadas em sextas-feiras à noite e sábados de manhã, com início em 3 de abril. Mais informações pelo e-mail ppgece@univates.br ou telefone (51) 3714-7000, ramal 5617.