Concurso elegerá manifesto sobre personalidades da educação

Postado as 14/02/2020 08:44:11

Por Júlia Amaral

Júlia Amaral

O primeiro prédio da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu obra do artista Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade. A fachada do Prédio 1 exibe a ilustração de três importantes personalidades da educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. Como parte dessa homenagem, a instituição lançou edital voltado à comunidade acadêmica para produção do manifesto da obra. A proposta vencedora será contemplada com premiação de uma disciplina de 80 horas do seu respectivo curso e o texto será lido na data da reinauguração do Prédio 1, em março de 2020.

Cada aluno matriculado em curso técnico, graduação ou pós-graduação pode submeter um texto que disserte sobre a relevância das obras de Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire para a educação e a cultura brasileira. As inscrições e o envio de trabalhos serão feitos exclusivamente por meio do Sistema de Inscrições, disponível no site, até 15 de fevereiro. O resultado do concurso será publicado no dia 10 de março, na página univates.br/institucional/editais.

Oficina de parquets

Liniker Duarte

A construção do Prédio 1 iniciou no ano de 1972, tendo o local começado a receber alunos em 1973. Pensando em marcar essa passagem histórica – tanto das alterações estruturais quanto da presença do ensino superior no Vale do Taquari há 50 anos –, foi escolhido como objeto principal peças do parquet utilizado no piso do Prédio 1.

Com o desejo de atribuir relevância conceitual aos parquets, a Univates criou o projeto “Rastros de história”, que consiste na promoção de oficinas infantis para pintura e intervenção nesses materiais. A inspiração artística para a pintura dos materiais se deu a partir da vinda do artista Eduardo Kobra, que deixará seu trabalho eternizado em arte na fachada do Prédio 1.

A oficina com os parquets é direcionada a filhos de técnico-administrativos ou de alunos, para crianças de 6 a 12 anos. Ela ocorre no dia 16 de março, das 13h30min às 16h, e no dia 17 de março, das 9h às 11h30min. Serão momentos de conexão entre o passado e o futuro para marcar a história da Universidade. A ação ocorre embaixo da árvore localizada ao lado do Pipa Jhou e haverá um ponto de encontro, a sala 111 do Prédio 1, onde os pais devem deixar as crianças.

A atividade será composta de teoria e prática, abordando temas como grafite e muralismo, sendo utilizada nos parquets a técnica aplicada pelo artista Kobra – feita por ele em grandes proporções. Também será apresentado o processo criativo do artista, por meio de filmagens vídeos e fotografias. As crianças devem estar com roupas leves, confortáveis e simples. As inscrições devem ser realizadas no período de 26/02 a 12/03 clicando aqui. São oferecidas 30 vagas em cada turma.