O artigo resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Guilherme Fell, diplomado em Comércio Exterior pela Univates, produzido com a orientação do professor Marlon Dalmoro, faz a análise da relação entre o mercado artesanal e o massificado das cervejarias. Intitulado “Dimensões artesanal e massificada na construção do mercado cervejeiro”, o artigo foi recentemente publicado na Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das principais revistas da área de administração da América Latina, avaliada com Qualis A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A análise inicia neste momento, em 1990, e segue até a nova compra de microcervejarias pela Ambev, já nos dias atuais, que novamente modificou o panorama do mercado. Desta vez a empresa manteve as microcervejarias produzindo de forma artesanal, o que fez com que o valor das cervejas artesanais na gôndola do mercado diminuísse significativamente. Isso deixou duas opções para as microcervejarias: produzir com um custo menor, com menos qualidade, ou produzir uma cerveja com mais qualidade e com custo maior, criando um novo segmento dentro do mercado artesanal, a cerveja premium. “A Ambev acaba fomentando o mercado cervejeiro, porque acabou deixando o preço mais acessível. O consumidor que não podia comprar uma cerveja artesanal antes agora vai comprar. Ele vai se interessando pela cerveja artesanal, desenvolvendo o paladar, e as microcervejarias também lucram com isso porque esses consumidores acabam comprando os seus produtos também”, explica Fell.