As novas tecnologias modificam as formas de ensinar e de construir conhecimento. Ciente disso, o mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates Henrique Hickmann Sperb, de Venâncio Aires, desenvolveu a pesquisa “O uso de tecnologias digitais no ensino de mecânica estrutural para visualização dos momentos atuantes em modelos estruturais”. Com pesquisa aplicada com 45 alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Instituição, o trabalho evidencia a importância da Universidade na construção do conhecimento.
Na oficina, os participantes responderam a cinco questões dissertativas sobre mecânica estrutural utilizando um software para dar embasamento a suas respostas. “O nome desse simulador é Ftool, utilizado para analisar os diagramas de esforços e reações em pórticos planos. No decorrer da pesquisa, muitos estudantes que nunca haviam usado o programa anteriormente conseguiram utilizá-lo sem problemas e até comentaram sobre a facilidade de manuseio”, ressalta Henrique.
Para o orientador da pesquisa, professor Rogério José Schuck, desenvolver a prática pedagógica na área de atuação é uma das vantagens de Henrique. “Ele desenvolveu um trabalho de questões que foram abordadas com um novo enfoque. Nesse sentido, além de enriquecer seu conhecimento, também proporcionou aos cursos de Engenharia, alunos participantes, o enriquecimento na aquisição do conhecimento”, afirma.