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Acessibilidade, ODS, Responsabilidade social

Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior ainda é um desafio no Brasil

Por Vinicius Mallmann

Postado em 28/04/2020 14:47:04


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No Brasil, apenas 51 IES com mais de 5 mil alunos matriculados contam com 1% ou mais de estudantes com alguma deficiência: são 36 instituições públicas e 15 privadas. Dentre elas, a Univates figura na 8ª colocação entre as instituições não públicas. Considerando apenas universidades, a Instituição figura como terceira colocada entre todas as universidades privadas do País.

Acessibilidade que vai além da sala de aula

 

Outro exemplo de perseverança e dedicação vem da estudante de Ciências Contábeis Steffi Scherr. Apesar de todas as dificuldades, a acadêmica conta que sempre se sentiu muito incentivada a ir atrás de seus sonhos. “Meus amigos e familiares sempre me deram todo o apoio. Quando comentaram sobre o curso de Ciências Contábeis, tive interesse e decidi iniciar a graduação na Univates”. No meio acadêmico desde 2017, Steffi conta que está muito feliz com sua escolha. “Eu me sinto muito bem, posso ser livre e útil estudando o que quero. Minha deficiência não se tornou uma dificuldade para a Universidade, o que me faz sentir normal e independente”, revela. Quanto ao seu futuro, ela é direta: “Quero exercer um trabalho naquilo em que me graduei e ser reconhecida pelo meu desempenho”.

Cenário no Brasil

Apesar dos esforços das instituições, a inclusão no Brasil ainda passa longe do que seria necessário para uma verdadeira inclusão das pessoas com deficiência. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% do total de 8,45 milhões de matrículas no Ensino Superior são de alunos com deficiência. Na rede privada, o percentual é ainda menor, 0,42%, enquanto na rede pública chega a 0,80%, sendo a deficiência física a mais comum, compreendendo mais de 15,6 mil pessoas. Depois disso vêm baixa visão (12 mil alunos), deficiência auditiva (6 mil) e cegueira e deficiência intelectual (2 mil cada um).

 

Conheça os programas da Instituição

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

 

Formado por representantes de diferentes setores da Instituição, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão centraliza e orienta as ações de inclusão voltadas ao acesso, à permanência e à participação das pessoas com deficiência nas atividades desenvolvidas pela Univates. Também opina e sugere ações que eliminem barreiras e promovam a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, digital e nas comunicações por meio de planos de ação quinquenais.

 

Núcleo de Apoio Pedagógico 

 

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) foi criado em 2003 com o objetivo de qualificar a prática pedagógica dos professores que atuam na Univates. O espaço também oferece apoio a estudantes com monitorias e atendimento psicopedagógico, além de contribuir para a maior integração entre os professores, favorecendo o trabalho inovador, cooperativo, o diálogo interdisciplinar e a socialização de experiências educativas. 

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