Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Meio Ambiente, ODS

Mestrado e Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento proporcionam momentos de conexão entre os estudantes e a natureza

Por Leonardo Seibel

Postado em 21/05/2020 10:46:55


Compartilhe

“Realizamos atividades semelhantes no campus da Univates durante a disciplina presencial. O desafio desta vez era conduzir essa vivência estando um em cada lugar”, comenta Jane. Os estudantes foram provocados a procurar um lugar em meio à natureza, observá-lo e, em seguida, fazer um relato do que foi visto. “O objetivo dessa atividade foi entender como o estudante estava se sentindo, o que o sensibiliza. Então, pedi que eles escrevessem sobre isso antes mesmo da saída a campo”, aponta.

Após uma hora e meia de observação, a turma se reuniu por meio de videochamada e cada estudante contou suas experiências. A professora comenta que uma das alunas observou durante esse tempo um vaso de suculentas e todos os microrganismos que estavam na planta. “Além disso, ela fez uma relação entre a codependência que existe entre ela e a planta, uma vez que a planta precisa dela para sobreviver e da mesma forma ela precisava desse elemento natural na sua vida”, conta Jane.

Sobre esse caso, Jane ressalta o impacto que o ser humano causa no habitat dos animais e o quanto a pandemia tem nos mostrado isso. “O relato do Marco é muito interessante no sentido de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Quando há a presença humana, os animais tendem a manter um certo distanciamento, e quando o humano recua, num processo de isolamento, como é o que está acontecendo, os animais tendem a retomar o seu lugar”, explica.

Jane Mazzarino

Lucas George Wendt Os alunos estavam em lugares completamente diferentes, em biomas diferentes, se deparando com diferentes contextos socioambientais. Com isso percebemos a diversidade que o PPGAD reúne e compreendemos que é possível realizar atividades como essa mesmo a distância

Quer experimentar?

Se você quer vivenciar o contato com a natureza, pode se conectar a partir da atenção plena ao presente. Basta você tirar um tempo só para você, silenciar e seguir estes passos:

a) escreva sobre como você está antes de iniciar a atividade de educação ambiental;
b) escreva sobre as pequenas coisas que o sensibilizam;
c) experiência: para aprimorar o olhar sobre as coisas pequenas, procure um lugar na natureza. Observe o que compõe esse espaço aproximando-se ou usando uma lupa;
d) registros: faça um desenho sobre o que observou. É só um exercício de expressão, não é uma prova de dotes artísticos. Invente uma história sobre o que desenhou;
f) escreva sobre como você está após a experiência.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar