Técnico em Modelagem do Vestuário é nova opção de curso na Univates

Postado as 17/06/2020 14:34:40

Por Leonardo Seibel

Divulgação

Para o segundo semestre de 2020, o Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates oferece 23 cursos técnicos nas mais variadas áreas do conhecimento. Uma das novidades é o curso Técnico em Modelagem do Vestuário, que objetiva formar profissionais capacitados para desempenhar atividades referentes ao setor de modelagem e ao planejamento de encaixe, corte e montagem de peças de vestuário, considerando padrões estéticos e funcionais e a viabilidade técnica do produto.

O curso mescla formação teórica e prática, mediada por um qualificado corpo docente, espaço físico dotado de laboratórios específicos do curso, vasta bibliografia e modernas instalações de apoio. Os cursos técnicos da Univates oferecem formação profissional em curto prazo, facilitando o ingresso do estudante no mercado de trabalho. A duração média do técnico é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar por semestre.

Conforme o coordenador do curso, professor Cristian Metz, “o técnico é destinado tanto para estudantes que não possuem conhecimentos prévios dos ofícios de modelagem, corte e costura quanto para quem já atua na área e busca aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas”. O mercado de trabalho para os profissionais de Modelagem do Vestuário é amplo, visto que o Brasil detém a quinta maior indústria têxtil do mundo. “O Brasil é o único país da América do Sul a ocupar lugar de destaque mundial nesse setor, respondendo por 2,4% da produção de têxteis e por 2,6% da produção de vestuário em todo o mundo”, explica.

“No Rio Grande do Sul, o setor de vestuário possui um grande número de empresas de micro e pequeno porte. Oferecer o Técnico em Modelagem do Vestuário na região do Vale do Taquari vai ao encontro de uma cadeia produtiva que segue o mesmo padrão no Estado: são pequenas e médias empresas, que apontam a necessidade de qualificação dos trabalhadores do setor”, completa Cristian. 

Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas para receber o diploma de técnico o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043. Mais informações podem ser obtidas com o CEP, pelo e-mail cep@univates.br.