Univates alerta para tentativa de fraude

Postado as 03/07/2020 14:58:32

Por Nicole Morás

A Univates foi alertada sobre pessoas que estariam se passando por funcionários da Instituição e tentando entrar em residências para aplicar uma pesquisa sobre a Covid-19 ou oferecer cursos que seriam realizados pela Universidade.

A Instituição informa que neste momento não está sendo realizada nenhuma pesquisa em domicílio sobre o novo coronavírus nem a oferta de cursos, ou qualquer outra ação em residências em que sejam solicitados pagamentos. A Brigada Militar já foi acionada. Alerta-se a população para jamais fornecer dados bancários a qualquer pessoa ou organização. 

Além disso, a Univates salienta que, em todas as atividades realizadas na comunidade, estudantes, professores e tecnico-administrativos podem ser identificados pelo cartão institucional de identificação (crachá) e, eventualmente, carros, igualmente identificados. No caso da pesquisa sobre a incidência de coronavírus em Lajeado, recentemente realizada, os aplicadores podem ser identificados pelo uso de equipamentos de segurança como jalecos, máscaras descartáveis e plásticas (do tipo face shield). Por isso, a Univates orienta que o cidadão, quando abordado, exija o documento de identificação do profissional antes de informar qualquer dado pessoal.

Qualquer atividade suspeita pode ser verificada pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou comunicada à Ouvidoria da Univates pelo e-mail ouvidoria@univates.br.

Testa Lajeado não está realizando pesquisa em domicílios

A Univates esclarece que as duas etapas de coleta de dados em domicílio referentes ao Testa Lajeado já foram concluídas e não há, até o momento, previsão de uma nova amostragem. Caso seja realizada uma terceira etapa de coleta, a ação será informada pela Univates em seus canais oficiais de comunicação e também pela imprensa regional.