Informação inclusiva. Esse foi o foco do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da diplomada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates Vanessa Massoni, da cidade de Anta Gorda. Intitulado “Por um bom dia e boa noite para todos: um estudo sobre o acesso à informação para o surdo através do telejornalismo”, o trabalho de Vanessa buscou entender como pessoas surdas se informam no dia a dia, além de investigar como acontece o acesso à informação de qualidade por meio do telejornalismo para esse público.
Para sua pesquisa, a então estudante analisou dois telejornais, de duas emissoras diferentes, em dias específicos, durante a semana do dia 26 de setembro dos anos de 2018 e 2019, período em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. “Além de analisar os dois telejornais, apliquei um questionário on-line com frequentadores da Associação de Surdos de Lajeado (Asla), que confirmou a dificuldade de as pessoas surdas obterem acesso à informação de forma independente e satisfatória por meio da televisão”, comenta.
Incentivada por seu orientador, o professor Marcus Staudt, Vanessa produziu um artigo científico sobre o tema do seu TCC, que foi publicado na Revista da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). “A pesquisa compartilha um assunto importante para o meio acadêmico e fundamental em nossa sociedade, a inclusão. Ter esse estudo publicado em uma revista científica que trata sobre temáticas ligadas à TV universitária e às TV públicas só reforça o grau de relevância do material que foi produzido pela Vanessa em seu TCC”, ressalta Staudt.
Além da publicação do artigo, a ABTU irá produzir uma série sobre a pesquisa desenvolvida por Vanessa e as demais publicadas na última edição da revista, que será disponibilizada nos canais da associação, além de fazer parte da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU) para veiculação em todo o País. Confira a publicação www.abtu.org.br/publicacoes.
Constatamos que nem sempre a função social do jornalismo é respeitada. Ao utilizar a televisão, um meio presente e ainda atual em nossa sociedade, o telejornalismo pode e tem o dever de buscar a democratização ao acesso e a integração dos indivíduos na sociedade, porém nem sempre é o que acontece Vanessa Massoni
Opção para o Vestibular
O Vestibular da Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas, e o curso de Jornalismo é uma das 29 opções de cursos de graduação presenciais oferecidas pela Instituição. Já a modalidade a distância (EAD) conta com 17 cursos. O ingresso pode ser realizado por meio de prova de redação on-line, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou a nota de vestibulares anteriores da Univates.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site univates.br/vestibular/
A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.