Concurso “Um Parklet para Lajeado” divulga as 6 propostas premiadas

Por Redação

Postado em 31/08/2021 17:00:55

O concurso “Um Parklet para Lajeado” divulgou, na última sexta-feira, 27/08, as seis propostas premiadas durante a cerimônia de encerramento do CRIE Smart Cities, no Teatro da Univates. O evento foi transmitido ao vivo por meio da plataforma no site da Univates.

O “Um Parklet para Lajeado” é um concurso promovido pela Universidade do Vale do Taquari, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo e do CRIE Smart Cities, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado. Recentemente Lajeado aprovou a Lei nº 11.148, de 11 de março de 2021, que regulamenta a instalação dos equipamentos denominados “parklets” na cidade. A partir disso, lançou-se o concurso de ideias para estudantes e recém-formados com o objetivo de criar um portfólio que possa ser utilizado como base para futuros projetos. A participação no concurso foi destinada às instituições integrantes do Comung (Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas) e contou com a inscrição de 16 propostas. As equipes poderiam ser interdisciplinares desde que atendessem ao critério de ter pelo menos um integrante estudante de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, e deveriam conter de 2 a 5 integrantes.

Propostas vencedoras

A premiação contou com 1º, 2º e 3º lugar, com prêmios de R$ 3.000,00, R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00, respectivamente, além de 3 menções honrosas (sem premiação em dinheiro). As propostas foram avaliadas pela Comissão Julgadora em dois momentos: inicialmente avaliaram as propostas de forma individual; e posteriormente realizou-se um encontro virtual em que a banca pôde discutir e classificar as propostas em conjunto. Confira o parecer da comissão julgadora sobre cada proposta:

1º LUGAR: Parklet Sustentável

A proposta se destaca pelo desenho que proporciona bons espaços de estar e convivência, pela escolha dos materiais, uso de tecnologias, cumprimento com os requisitos técnicos e viabilidade de execução.

Integrantes: Guilherme Heckler, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Patrícia Daniele Hickmann, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Rosane Cristina Theisen, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Joceli Terezinha Theisen, acadêmica de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

2º LUGAR: Parklet Educare

A proposta se destaca pelo aspecto cultural agregado e por contemplar diferentes funcionalidades no espaço do Parklet.

Integrantes: Bruna Karolina Schuster Becker, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Uélinton Medeiros Lazzari, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Ana Paula Alves dos Reis, acadêmica de Engenharia Civil na Universidade do Vale do Taquari - Univates

3º LUGAR: Pausa Parklet

O projeto se destaca pelo conceito proposto, diversidade de mobiliários e usos, tecnologias incorporadas.

Integrantes: Keila Turatti, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Julia Cristina Lavall, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Luísa Fabris, acadêmica de Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Augusto Pitsch, acadêmico de Nutrição na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

MENÇÃO HONROSA

Parklet Lajeado

A proposta se destaca pela apresentação e qualidade técnica das soluções adotadas. Integrantes: Parcipal Cristovão Fagundes Masiero,  acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos; Janquiel Lessa Florencio, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Parklet, uma escolha pensando na sustentabilidade

A proposta se destaca pelo uso de materiais reutilizados e pela qualidade dos espaços de estar e convivência criados. Integrantes: Thaís Zeni Halmenschlager, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Evandro Leonardo Marasini, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Andresa Seibel Restelli, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Cristian Bagnara, acadêmico de Engenharia Mecênica na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Mescla

Se destaca pela qualidade no desenho do mobiliário, funcionalidade da proposta, materialidade, com destaque à solução dada ao paraciclo. Integrantes: Amanda Zerbieli Nicaretta, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Luísa Cristofoli Scartezini, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates; Bárbara Delazeri, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Comissões organizadora e julgadora

Comissão organizadora - A comissão organizadora do concurso contou com o apoio de Marcelo Arioli Heck, Fernanda Antonio e Cristiano Zluhan Pereira, professores do curso de Arquitetura e Urbanismo; além da funcionária do Semeia EMAU, Bruna Zanoni Ruthner, e do coordenador do CRIE, Leonel José de Oliveira.

Comissão Julgadora - Participaram da comissão julgadora: Marta Peixoto; Alessandra Gobbi Santos; Isidoro Fornari Neto; Karina Taís Krein Becker; Carolina Becker Pôrto Fransozi.

Escolha uma formação

Graduação presencial