Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza 23ª Olimpíada Matemática no dia 24 de novembro

Postado as 14/09/2021 14:19:47

Por Kástenes Casali

Ana Amélia Ritt


Objetivando desenvolver o raciocínio lógico, explorar a criatividade e fomentar o uso de diferentes estratégias para resolver problemas matemáticos, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza no dia 24 de novembro a 23ª edição da Olimpíada Matemática da Univates (OMU). As provas serão aplicadas, das 14h às 17h, nas escolas participantes, diferentemente das edições anteriores, nas quais estudantes de dezenas de municípios do Estado se deslocavam à Universidade. 

O evento integra o projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico”. Para a coordenadora do projeto, professora Marli Teresinha Quartieri, a prova estimula a interpretação das questões, não apenas o cálculo. “Nosso principal objetivo é trabalhar com problemas, não somente com situações envolvendo fórmulas, por isso nossas questões têm diversas formas de resolução”, afirma.   

Segundo a coordenadora, além da OMU, pretende-se realizar oficinas on-line antes da prova, que podem servir como incentivo à participação dos estudantes. A atividade tem duração de uma hora e pode ser realizada no período de aula do professor. As escolas serão contatadas pela coordenação do projeto para o desenvolvimento das oficinas. 

Mais informações sobre a 23ª OMU podem ser obtidas pelo e-mail omu@univates.br.  

Sobre a prova

A prova é única e conta com 10 questões, sendo três objetivas e o restante subjetivas. Os alunos do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio podem responder a apenas oito questões. Já os estudantes do 2º ano do Ensino Médio devem responder a nove perguntas e os do 3º ano do Ensino Médio precisam responder às 10 questões. A prova pode ser respondida individualmente ou em dupla. Para o processo de avaliação é considerado o desenvolvimento das questões. A última edição da OMU, realizada presencialmente em 2019, reuniu 2,5 mil alunos de 86 escolas de 27 cidades gaúchas.