Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes do Gustavo Adolfo realizam aulas na estrutura da Univates

Postado as 26/10/2021 11:03:55

Por Estúdio A Hora

Desde a possibilidade do retorno das aulas presenciais, no final de maio deste ano, respeitando todas as regras do distanciamento social, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio do Colégio Gustavo Adolfo (GA), de Lajeado, passaram a vivenciar sua rotina escolar em um novo ambiente: o campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates. As salas do Prédio 7 e toda a estrutura disponibilizada pela Univates, além de ser uma novidade, já começa a ampliar as possibilidades e os horizontes de aprendizagem.

Conforme a coordenadora pedagógica do 9º ano ao Ensino Médio, Rosilene Inês König, a iniciativa beneficia mais de 200 alunos. “Os primeiros meses vivenciados na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates foram de adaptação para todos, equipe pedagógica e estudantes, e nos possibilitaram vivenciar novas experiências, além de fomentar a importância da autonomia e da liberdade com responsabilidade. As pesquisas realizadas com os alunos revelam a alegria e a satisfação em estudar no espaço da universidade”, comemora.

Estúdio A Hora

 

Possibilidades de ensino

Ela reforça que as possibilidades de ensino na estrutura da Univates são inúmeras. “Aula em salas amplas e bem equipadas, acesso à internet, disponibilidade do complexo esportivo para as atividades físicas. Também há espaços de integração, centro de convivência e áreas de lazer, como o laguinho. Além disso, é ofertado o acesso aos laboratórios, museu, ao amplo e variado acervo da biblioteca, anfiteatro, teatro, entre outros,” salienta a coordenadora.

A parceria estabelecida entre o colégio e a Univates iniciou há cerca de três anos. “O investimento do GA na área cultural, em especial na música, destaque no Vale do Taquari, resultou na Orquestra GA Univates. A partir daí e da necessidade em disponibilizar novos espaços físicos para acolher os estudantes, foram disponibilizadas salas de aula na Univates. E as perspectivas para a nossa comunidade escolar são as melhores."

Estúdio A Hora

Mateus Sotana Pereira e Eduarda Metzelthin Martins

Expectativa dos estudantes…

Mateus Sotana Pereira é aluno do 9° ano B e estuda no GA desde o 1º ano do Ensino Fundamental. “Estou muito animado com o novo Ensino Médio, ainda mais estando nas dependências da Univates, o que torna a aprendizagem muito mais prazerosa. Além de o local ser diferente, acredito que a forma de ensino irá mudar bastante”, reforça o estudante, que futuramente pretende cursar algo na área de Tecnologia.

Eduarda Metzelthin Martins, do 9°ano B, também está no GA desde o 1º ano e já aprova as aulas na Univates. “Minhas expectativas são muito grandes. Estudar este ano na Univates está sendo muito bom e o Ensino Médio vai ser melhor ainda, além de ter diversas oportunidades. Acredito que a nova forma de ensino vai ser diferente e mais empolgante”, avalia a aluna, que  gostaria de cursar algo na área da Ciência.

Novo Ensino Médio

No ano que vem, adianta Rosilene, o Ensino Médio do GA ficará no Prédio 1 e continuará usufruindo dos espaços ofertados pelo campus Univates. “Neste espaço, também daremos início ao Novo Ensino Médio, uma proposta inovadora e disruptiva, que está fundamentada no desenvolvimento de múltiplas habilidades. A proposta vai além de uma adequação à legislação federal, pois deixa o estudante no centro da vida escolar. Promove uma aprendizagem com mais profundidade, dando ênfase ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do aluno por suas escolhas.”