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Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 23/12/2021 16:42:07

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou de 15 de dezembro a 23 de dezembro

Título do artigo: Teacher training in environmental education: reflections from the integrative analysis of scientific publications in english language / Formação de professores em educação ambiental: reflexões a partir da análise integrativa de publicações científicas em língua inglesa 

Autoria: Rodrigo Müller Marques E Jane Márcia Mazzarino 

Revista científica: Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências 

Do que trata a pesquisa científica: O artigo discute o panorama da formação de professores em educação ambiental, seus desafios e potencialidades. O objetivo é mapear, analisar e discutir a produção acadêmica publicada entre 1992 e 2017, a respeito da formação de professores em educação ambiental em inglês a partir da Análise Integrativa. A metodologia caracteriza-se como quantitativo-qualitativa, bibliográfica e documental. Foram analisadas as publicações em inglês no Portal da Revista Capes. Os resultados mostraram dificuldades e potências. As dificuldades foram abordagens superficiais, visão disciplinar, falta de diálogo e motivação, rigidez de pensamento e falta de contato dos professores com a natureza. As potências encontradas foram exploração de novas metodologias, uso de tecnologias sociais e midiáticas, ampliação de espaços de atuação, diversificação de abordagens, autoformação, cooperação, atividades que exploram o afeto, a criatividade e a arte.

Vinculação: PPGAD

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Necessidades formativas para ensinar Ciências/Química 

Autoria: Nilma Silvania Izarias, Marcelo Franco Leão, José Claudio Del Pino e Eniz Conceição Oliveira

Revista científica: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC 

Do que trata a pesquisa científica: O processo de formação profissional docente perpassa de uma formação ampla, que vai além de uma formação conteudista e fragmentada em disciplinas desconexas. Um docente no século XXI precisa ser especialista formado por um currículo que objetiva o desenvolvimento de habilidades de criticar e discutir sobre aspectos científicos, técnicos e suas implicações sociais. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre as necessidades formativas de professores de Ciências/Química na contemporaneidade. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa documental, com análise de conteúdo. Como resultado entende-se que a formação inicial dos professores de Química exige do profissional uma ruptura com visões simplistas sobre o ensino, demandando conhecimento crítico e amplo da atualidade e da matéria a ser ensinada, das metodologias de ensino e das teorias de aprendizagem. O estudo aponta a necessidade de um maior sinergismo entre todas as disciplinas curriculares e as práticas docentes enquanto aluno. 

Vinculação: PPGECE

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: A review of Saccharomyces cerevisiae and the applications of its byproducts in dairy cattle feed: Trends in the use of residual brewer's yeast / Uma revisão de Saccharomyces cerevisiae e as aplicações de seus subprodutos na alimentação de gado leiteiro: Tendências no uso de levedura de cerveja residual 

Autoria: Cláudia Schlabitz, Daniel Neutzling Lehn, Claucia Fernanda Volken de Souza

Revista científica: Journal of Cleaner Production

Do que trata a pesquisa científica: Este artigo de revisão teve como objetivo descrever os benefícios da inclusão de diferentes formulações comerciais de Saccharomyces cerevisiae - como produtos de fermentação de fermento, fermento seco ativo, componentes da parede celular de fermento e fermento selenizado - na ração para gado leiteiro. Este artigo também explora a composição da levedura residual de cerveja, apresentando as perspectivas e restrições ao seu uso como ração para ruminantes. Foi realizada uma revisão de acordo com a abordagem de Itens de Relatório Preferidos para Revisão Sistemática e Meta-análise (PRISMA). O levantamento bibliográfico foi realizado no Scopus, resultando em um total de 217 documentos. Esse número reduziu para 37 artigos após os critérios de inclusão / exclusão. Após a leitura dos artigos completos, identificamos 5 tipos de produtos principais de S. cerevisiae para suplementar vacas leiteiras: levedura seca ativa, produto de fermentação de S. cerevisiae (SCFP), parede celular, levedura selenizada e levedura de cerveja parcialmente desidratada. Considerando sua composição, estudos têm sugerido o uso de levedura residual de cerveja como matéria-prima na produção de suplementos para obtenção de benefícios na saúde e produção animal. Em contrapartida, existem desafios no uso da levedura residual de cerveja, como a necessidade de desamarramento e a parede celular da levedura mais resistente. No entanto, a possibilidade de diminuir o impacto ambiental e conceber uma produção industrial cervejeira sustentável deve ser levada em consideração na avaliação do uso de suplementos na alimentação de ruminantes.

Vinculação: PPGBiotec 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Aprende-se a ser pai? A participação de homens em grupos de gestantes e casais grávidos

Autoria: Fabiane Aparecida Kronbauer e  Suzana Feldens Schwertner

Revista científica: Psicologia em Pesquisa 

Do que trata a pesquisa científica: A pesquisa teve como objetivo analisar a participação de homens em grupos de gestantes para a manifestação do vínculo e do papel com seu filho durante o período gravídico-puerperal. O levantamento dos dados ocorreu a partir de um grupo focal de três encontros virtuais, realizados quinzenalmente com casais grávidos. Por meio da Análise Textual Discursiva, pode-se perceber que o grupo de gestantes auxiliou no aprimoramento da maternagem e paternagem e no fortalecimento do vínculo que já existia no casal, refletindo no cuidado e participação ao longo de todo o processo gestacional, bem como nos primeiros anos do bebê.

Vinculação: Ciências da Vida 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Fatores condicionantes dos fluxos migratórios de haitianos, colombianos e cubanos para o Vale do Taquari-RS-Brasil, de 2010 a 20191  

Autoria: Rosmari Terezinha Cazarotto, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar e Rafaela Danieli 

Revista científica: Anais do X Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional

Do que trata a pesquisa científica: Aborda-se neste artigo as variáveis que condicionaram os fluxos migratórios internacionais de haitianos, colombianos e cubanos para o Vale do Taquari, no período de 2010 a 2019. Neste estudo, de caráter exploratório, articulam-se informações de dados quantitativos, obtidos junto a bancos de dados oficiais, seguidas de uma abordagem qualitativa a partir de realização de entrevistas. Observou-se que para os fluxos migratórios das nacionalidades analisadas, as instituições e programas de governo contribuíram para a inserção de imigrantes em rotas migratórias que tiveram como destino cidades do Vale do Taquari, com destaque para Lajeado. Os imigrantes também foram protagonistas, com suas aspirações e as contradições, de seus projetos migratórios. 

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Análise das territorialidades de mulheres imigrantes no Vale do Taquari/RS-Brasil

Autoria: Bernardete Bregolin Cerutti e Grazielle Betina Brandt 

Revista científica: Anais do X Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional

Do que trata a pesquisa científica: Esse estudo utilizou-se da cartografia temática para analisar a relação que as mulheres imigrantes de diferentes nacionalidades estabelecem com os espaços públicos e urbanos em municípios do Vale do Taquari/RS. A análise dos dados coletados se deu de forma qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e está baseada nas experiências dessas mulheres em serviços utilizados e espaços frequentados. A partir das narrativas das mulheres imigrantes, observamos que os serviços públicos básicos de saúde e de educação são acessíveis. Quanto à integração nos espaços públicos, as imigrantes limitam-se ao uso de praças e/ou parques próximos das suas residências. A falta de automóvel é mencionada como fator que dificulta o deslocamento da família para conhecer e usufruir diferentes espaços na região. Nesses casos, as igrejas constituem uma rede de relações e um local de encontro muito valorizado e apreciado pelas mulheres imigrantes, que, por meio dos cultos, reforçam os laços de amizade, de solidariedade e de cooperação, além de serem instâncias de inclusão social. 

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Mapeamento do ecossistema regional de inovação da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari

Autoria: Cíntia Agostini, Darliane Evangelho Silva, Andréia Rosane de Moura Valim e Isabel Grunevald 

Revista científica: Anais do X Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional

Do que trata a pesquisa científica: O objetivo deste estudo foi ter uma compreensão do ecossistema de inovação da região dos Vales sob a ótica dos governos municipais. A Região é composta por 59 municípios, sendo 36 deles localizados no Vale do Taquari e 23 no Vale do Rio Pardo. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com aplicação de questionário quali-quanti utilizando a ferramenta Google Forms para enviar a pesquisa, e tabular os resultados. O questionário foi respondido por 62 representantes de 40 municípios, totalizando 67,8% dos municípios da Região dos Vales. A partir das respostas foi possível analisar diversas dimensões importantes para o mapeamento do ecossistema regional de inovação (ERI). Nas áreas portadoras de futuro para a região foram elencados os setores de alimentos, energéticas e/ou ambientais, madeira e móveis, e, saúde. Quanto às percepções sobre cultura empreendedora nos municípios, 43,63% dos respondentes, citaram eventos diversos e voltados ao entretenimento e turismo do município, com menor foco em inovação. Quanto à existência de pessoas que falam sobre empreendedorismo e inovação, 54% dos respondentes indicaram a inexistência de pessoas de referência sobre o tema. Já em relação à existência de espaços abertos e/ou colaborativos no município, 84% declararam a falta desses espaços. No que tange às leis de inovação, foi observado que existem poucas leis específicas para inovação. Este trabalho, portanto, contribui para compreender o ecossistema de inovação da região dos Vales e os direcionadores podem ser utilizados para outros ecossistemas de inovação.

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Percepções e desafios do ecossistema regional de inovação da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari a partir dos atores da quádrupla hélice

Autoria: Isabel Grunevald, Andréia Rosane de Moura Valim, Thomas Müller Schmidt e Alessandra Daiana Schinaider

Revista científica: Anais do X Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional

Do que trata a pesquisa científica: Para consolidar um ecossistema de inovação faz-se necessário o mapeamento inicial para diagnosticar a vocação e a realidade da região e gerar insights que, mais tarde, permitirão a compreensão dos ativos e os desafios elencados sob a visão dos atores da quádrupla hélice envolvidos (empresas, governo, academia e sociedade civil organizada). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho visa caracterizar o ecossistema regional de inovação (ERI) da Região dos Vales (Rio Grande do Sul, RS - Brasil) permitindo compreender quais as ações necessárias para levar a Região a um novo patamar no cenário dos ecossistemas de inovação. Para isso, realizou-se uma pesquisa com caráter descritivo-exploratório, adotando o método não-probabilístico por conveniência. Por meio da aplicação dessa metodologia, foram considerados os principais atores da quádrupla hélice na Região dos Vales que compõem o Comitê Estratégico vinculado a um programa do Estado do RS - Programa INOVA RS, obtendo-se 12 respostas. Identificou-se que os principais desafios e percepções do ecossistema regional de inovação estão relacionados à busca pela qualidade de vida, onde sem um propósito e/ou visão de futuro ao ecossistema, considera-se desafiador desenvolver essa dimensão bem como a carência de talentos na região, incentivos financeiros, infraestrutura e legislação própria para a inovação. Desta forma, percebe-se desafios importantes para serem trabalhados no ecossistema da região, resultando em um diagnóstico essencial para o entendimento do ecossistema regional de inovação, seguindo o conceito da quádrupla-hélice.

Vinculação: PPGAD

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: O ensino de sistemas de controle por meio da utilização de uma planta térmica e transformadas de Laplace

Autoria: Mateus Vorpagel, Ítalo Gabriel Neide, Juliano Schirmbeck

Revista científica: Revista de Ensino de Engenharia 

Do que trata a pesquisa científica: Nesse trabalho foi desenvolvida e analisada uma sequência didática baseada na metodologia POE, também conhecida como a metodologia da Previsão, Observação e Explicação, para o ensino de sistemas de controle de primeira ordem da disciplina de Sinais e Sistemas do curso de Engenharia Elétrica. Essa pesquisa foi realizada em uma universidade comunitária no município de Lajeado, Rio Grande do Sul, e teve a participação de vinte e sete acadêmicos do quinto semestre do curso de Engenharia Elétrica. De modo a alcançar os objetivos propostos, utilizou-se as atividades experimentais como estratégia para a aprendizagem desse conteúdo. A principal atividade que foi utilizada nesta pesquisa foi a planta térmica, na qual foi simulado um sistema de controle de primeira ordem, aplicando-se, posteriormente, as Transformadas de Laplace. Os dados analisados indicaram que os acadêmicos possuíam bons conhecimentos prévios sobre sinais e sistemas, todavia faltava-lhes a integração de conhecimento entre a teoria de controle e os cálculos matemáticos. A elaboração das atividades experimentais, focada tanto na teoria quanto na prática, possibilitou que os estudantes conseguissem desenvolver habilidades e competências capazes de realizar de forma autônoma problemas de controle de sistemas. A metodologia POE se fez presente em todas as etapas, o que favoreceu a aprendizagem e consolidou a parceria entre alunos e professor na busca do conhecimento.

Vinculação: PPGECE 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Responsabilidade social universitária: uma análise das publicações do Banco de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

Autoria: Valtuir Soares Filho e Júlia Elisabete Barden

Revista científica: Revista Humanidades e Inovação

Do que trata a pesquisa científica:  A responsabilidade social é aquela centrada em uma responsabilidade que complementa as responsabilidades moral e jurídica. Ela não se restringe à missão de valores das organizações, mas está se expandindo para uma responsabilidade coletiva que promova a corresponsabilidade. No cenário educacional, pode ser nominada como Responsabilidade Social Universitária. O objetivo dessa pesquisa é analisar indicadores de estudos oriundos de dissertações e teses sobre Responsabilidade Social Universitária, defendidas em Programas de PósGraduação stricto sensu no cenário brasileiro. Dessa forma, realizou-se um estudo bibliométrico por meio do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2016 a 2021. Os resultados mostraram que a produção é escassa, estando concentrada na região Sul do país. 

Vinculação: PPGAD 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Atenção Primária como cenário de prática e aprendizagem na formação de fisioterapeutas no Brasil: percepção de estudantes, profissionais e usuários

Autoria: Mariana Job Kasper, Luiz Fernando Calage Alvarenga, Glademir Schwingel e Ramona Fernanda Ceriotti Toassi

Revista científica: Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Do que trata a pesquisa científica: O objetivo deste estudo é compreender o significado da experiência do estágio curricular de Fisioterapia em cenários de prática da Atenção Primária à Saúde (APS). Foi realizada uma pesquisa qualitativa (estudo de caso) a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Fisioterapia, supervisores, profissionais da saúde e usuários (n = 20). O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo. O estágio na APS mostrou-se um importante componente curricular da graduação em Fisioterapia, oportunizando o conhecimento/problematização da singularidade da vida nos territórios e estabelecendo relações de vínculo do estudante aos usuários-famílias; e fortalecendo a identidade profissional do fisioterapeuta pelo reconhecimento da equipe e usuários sobre o papel da Fisioterapia na APS. Barreiras foram percebidas pela ausência do fisioterapeuta na equipe de APS e pela interação com a equipe, que foi restrita a determinados profissionais, limitando a análise da experiência do estágio na sua perspectiva interprofissional.

Vinculação: Ciências da Vida 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)

Autoria: Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Marcos Marques Formigosa e Adayane Silva de Souza

Revista científica: Educação por Escrito 

Do que trata a pesquisa científica: O objetivo da pesquisa foi identificar como os professores se posicionam em relação às políticas de formação dos docentes e se as formações que possuem possibilitam desenvolver práticas pedagógicas que contemplem a realidade das escolas do campo. Este estudo ocorreu mediante uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo em uma escola municipal, situada na Rodovia BR 230 – Transamazônica, km 200, área rural de Placas (PA), onde a diretora, a coordenadora pedagógica e três docentes da referida escola responderam a um questionário, e os dados gerados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa aponta que devido à falta de oferta de cursos destinados aos professores do campo que contemplem seus distintos contextos, há o surgimento de inúmeros entraves para esse profissional desenvolver um bom trabalho, afetando assim, não só a qualidade profissional, mas a aprendizagem dos estudantes do campo. Além disso, acreditamos ser necessário fazer algumas reflexões a respeito das políticas de formação de professores no cenário brasileiro, pois embora percebamos que haja a manifestação de intenções quanto à formação inicial e continuada dos docentes na atualidade, é preciso considerar, de modo especial, aqueles que atuam nas escolas do campo, como forma de se ter uma educação efetivamente inclusiva para esses sujeitos.

Vinculação: PPGECE 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Exploração de uma tarefa investigativa: o que conjecturam os alunos dos anos iniciais acerca de volume?

Autoria: Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri e Sônia Elisa Marchi Gonzatti  

Revista científica: XVII Encontro sobre Investigação na Escola 

Do que trata a pesquisa científica: Portanto, este artigo tem por objetivo ilustrar como um grupo de alunos do 5º ano construiu uma caixa sem tampa para conter a maior quantidade de areia/cubinhos possível. Denominada de tarefa investigativa, a situação foi planejada em conjunto envolvendo algumas professoras que atuam na escola, pesquisadoras vinculadas a uma universidade e bolsistas de iniciação científica. O pressuposto da construção coletiva foi pesquisar “com a escola” e não apenas “na escola”, tampouco “sobre a escola”. 

Vinculação: PPGECE 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Genetic divergence in corn with forage potential in the Municipality of Santa Maria of Barreiras-PA / Divergência genética em milho com potencial forrageiro no Município de Santa Maria de Barreiras-PA

Autoria: Weder Ferreira dos Santos, Maria Angelica Oliveira Marinho, Layanni Ferreira Sodré Santos, Joênes Mucci Peluzio, Marcela Cristina Agustini Carneiro da Silveira Tschoeke,Guilherme Benko de Siqueira, Fernando Barnabé Cerqueira, Talita Pereira de Souza Ferreira, Cícero Antonio Sobreira Fidelis, Laura Carneiro Silva, Magno de Oliveira

Revista científica: International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS) 

Do que trata a pesquisa científica: O objetivo deste trabalho foi estimar as divergências genéticas em milho com potencial forrageiro na região sul do Pará. Dois ensaios de competição de cultivares de milho foram instalados, um sob alto nitrogênio (150 kg ha-1 de N) e outro sob baixo N (0 kg ha-1 de N) aplicada na Cobertura, safra 2020/21 no Estado do Pará (8 ° 18’32’’S, 50 ° 36’58’’O, 150 metros de altitude). O delineamento experimental utilizado em cada ensaio foi em blocos casualizados com três repetições e 11 cultivares de milho, três variedades de polinização aberta, um único híbrido, sete duplos híbridos e um triplo. As seguintes características foram analisadas: altura da planta (AP) em cm, altura da espiga (AE), diâmetro do caule (DC), diâmetro da espiga (DE), massa do caule e da folha (MCF), massa da espiga (ME) e integral massa vegetal (MTP). Para a análise da divergência genética, foram utilizadas medidas de dissimilaridades que foram determinadas de acordo com o modelo de análise multivariada, permitindo obter dissimilaridades, covariâncias residuais e médias das populações. A divergência genética foi avaliada por procedimentos multivariados com a distância generalizada de Mahalanobis, o método de agrupamento de otimização de Tocher e o critério de Singh para quantificar a contribuição relativa das sete características. Ao estimar as distâncias de Mahalanobis, os genótipos de milho AG8088PRO2 X P33-16 apresentaram uma distância maior. O método de Tocher foi eficiente na separação dos grupos. As características de massa total da planta e massa do caule e folha foram as que mais contribuíram para a divergência genética.

Vinculação: PPGBiotec 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Cultura negra, docência e Educação Física escolar: uma revisão integrativa no campo da Educação Física

Autoria: Márcio Cardoso Coelho, Samuel Nascimento de Araújo, Leandro Oliveira Rocha e Fabiano Bossle 

Revista científica: Práxia - Revista Online de Educação Física  

Do que trata a pesquisa científica: Este artigo se caracteriza como uma revisão integrativa que objetiva compreender como vem ocorrendo e qual o posicionamento das produções acadêmico científicas do campo da Educação Física de estrato Qualis/CAPES de A1 a B2 com relação à cultura negra e suas interfaces com a docência e a Educação Física escolar, foram encontrados 920 artigos em sete periódicos nacionais da área da Educação Física de estrato elevado. Obedecendo aos critérios de inclusão, foram selecionados 21 artigos. Inferiu-se que artigos com relação direta com as escolas, relatando as experiências didático-pedagógicas, estão contemplados de forma muito escassa nos periódicos de estratos Qualis/CAPES A1-B2 da Educação Física, isso também inclui temáticas relacionadas à cultura negra e à docência.

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Educação ambiental, práticas corporais de aventura e interdisciplinaridade com Biologia e Matemática

Autoria: Jederson Garbin Tenório, Ana Maria Grigoletto e Andressa Cervieri Bonaparte 

Revista científica: Práxia - Revista Online de Educação Física  

Do que trata a pesquisa científica: O objetivo deste texto é descrever uma experiência pedagógica interdisciplinar entre Educação Física (EF), Biologia e Matemática, com o tema Educação Ambiental (EA). Os problemas causados pelo crescimento populacional e a exploração de recursos naturais, provocam a necessidade de buscarmos soluções mais sustentáveis para o cotidiano das pessoas e para o futuro das próximas gerações. No caso da EF, as Práticas Corporais de Aventura (PCA) são conteúdos que dialogam com essa temática e são especificidade da disciplina. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de tipo participante com foco nas ações pedagógicas. Esta proposta aproximou teoria e prática, no sentido de dar relevância para problemas vivenciados pelos alunos no cotidiano, que requerem uma participação efetiva dos mesmos.

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

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