Segundo dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o Brasil exportou mais de 1,8 milhão de toneladas de carne bovina processada e in natura em 2021. Por ser um dos maiores produtores de carnes no mundo, o país também possui um mercado consumidor interno de carne e produtos derivados considerável. A garantia da qualidade e da integridade desses produtos deve ser avaliada na medida em que fraudes podem afetar questões culturais, religiosas e, principalmente, aqueles relacionados à saúde.
Para atender empresas produtoras de alimentos, serviços de fiscalização de produtos, tanto para alimentação humana quanto animal, e demais interessados em saber se há fraudes por misturas de espécies animais, o Unianálises passou a oferecer um novo serviço empregando biologia molecular: detecção do DNA em espécie animal específica. O ensaio está disponível para identificação das cinco principais espécies animais, sendo estas bovinos, suínos, frangos, ovinos e equídeos.
A análise de PCR é um processo enzimático, in vitro, para amplificação de uma sequência específica de DNA. É possível detectar o aumento do número de cópias do DNA alvo à medida que a reação é realizada. Isso ocorre devido a componentes fluorescentes que estão presentes no meio de reação.
Saiba mais sobre o Unianálises
O Unianálises realiza ensaios químicos, físico-químicos e biológicos em matrizes diversas, tais como águas, efluentes, alimentos, qualidade do leite in natura, fármacos e rações, seguindo todas as legislações vigentes. O Unianálises tem sede em Lajeado e conta com uma filial em Nova Mutum, no Mato Grosso.
Por ora, o serviço de detecção do DNA em espécie animal específica está disponível no laboratório localizado no Rio Grande do Sul. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7027 ou pelo e-mail unianalises@univates.br.