Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Grupo Rondon Univates ‒ Operação Portal do Sertão viaja para Serra Preta, na Bahia

Postado as 26/01/2023 08:46:41

Por Natalia Nissen

Oito estudantes e duas professoras da Universidade do Vale do Taquari - Univates viajaram nesta quinta-feira para participar da Operação Portal do Sertão, do Projeto Rondon, no município de Serra Preta, na Bahia. O grupo irá se juntar a equipes representantes de outras 23 instituições de Ensino Superior envolvidas na operação. As atividades ocorrem até o dia 12 de fevereiro.

Pietra Darde

A professora Fabiane Olegário, coordenadora da Operação Portal do Sertão na Univates, explica que o grupo irá trabalhar em conjunto com a equipe da Universidade de São Paulo (USP). As ações serão focadas em três eixos temáticos, de acordo com o conjunto A: Cultura e Arte; Educação, Justiça e Direitos Humanos; e Educação em Saúde.

Conforme Fabiane, o Projeto Rondon é organizado e coordenado pelo Ministério da Defesa, mas tem caráter interministerial. Ao longo de 56 anos de história, já envolveu mais de 24 mil rondonistas em operações que beneficiaram comunidades em situação de vulnerabilidade de mais de 1.200 municípios brasileiros. O foco do projeto é oportunizar vivências em contextos diferentes daqueles em que os universitários estão inseridos, para que os estudantes coloquem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e também aprendam com as comunidades em que estiverem atuando. 

Lidia Maria Erbes, acadêmica do curso de Psicologia da Univates, reforça que o Projeto Rondon é o maior projeto de extensão do Brasil e possibilita a troca de experiências com estudantes de outros cursos da Instituição, bem como com estudantes de outras instituições e com as pessoas atendidas pela operação. 

Bárbara Delazeri, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, entende que ser rondonista tem um impacto na vida pessoal e profissional. “Todos aqueles que participaram contam que saíram daqui com uma visão de mundo e voltaram transformados”, justifica.

Os rondonistas da Univates irão desenvolver oficinas para crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade serra-pretense.

Univates no Projeto Rondon

Em 2023, a Univates participa pela 11ª vez do Projeto Rondon. O grupo Rondon Univates – Operação Portal do Sertão é composto pelos docentes Fabiane Olegário – coordenadora (curso de Pedagogia) –, Magali Quevedo Grave – professora adjunta (curso de Fisioterapia) – e Maurício Fernando Nunes Teixeira – professor suplente (curso de Odontologia) – e pelas estudantes: Bárbara Delazeri (Arquitetura e Urbanismo), Carolina Baccon (Odontologia), Carolina Scorsatto (Medicina), Djulie Pereira Rutz (Medicina), Lidia Maria Erbes (Psicologia), Lidiane Musselin (Psicologia), Laura Lemes (Fisioterapia) e Tainara de Souza (Pedagogia). 

A Univates foi selecionada para participar da operação ainda em 2020, no entanto as atividades foram adiadas devido à pandemia de covid-19.

Univates é novamente selecionada para participar do Projeto Rondon

Docente da Univates visita Serra Preta, na Bahia, cidade que receberá a Operação Portal do Sertão, do Projeto Rondon, em 2023

Preparação para o Projeto Rondon em 2023 segue mobilizando professores e estudantes da Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods