Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Docente retorna de licença sabática no México

Postado as 08/03/2023 12:54:44

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A professora Magali Quevedo Grave, que atua nos cursos da área de Ciências da Vida e Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, recentemente retornou ao Vale do Taquari depois de atuar, ao longo do segundo semestre de 2022, na  Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), localizada no norte do México. A UACH conta com cerca de 30 mil estudantes e 3 mil professores, ofertando cursos em todas as áreas do conhecimento. 

Nicole Morás


Magali realizou atividades diversas vinculadas ao curso de Fisioterapia da UACH. Ela ministrou oficinas sobre temas múltiplos, além de ter participado de bancas de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso e realizado palestras para os estudantes da universidade. A docente também teve a oportunidade de acompanhar as atividades realizadas no Centro de Reabilitação Física da Faculdade de Medicina da UACH. Durante a viagem ela conheceu três campus da UACH, visitou laboratórios e o maior centro público de acompanhamento integral da família do México - o DIF (Desarollo Integral de la Familia). 

“Também viajamos para a cidade do México e lá visitamos o Centro Histórico, a Casa de Frida Khalo, o Museu Nacional de História e de Ciências Naturais, o Mercado Artesanal de Coyoacán, a praça Garibaldi (local onde há restaurantes típicos e os músicos - mariachis), as pirâmides de Teotihuacan, o Museu de Sítio, o cactário, dentro outras belezas naturais”, conta ela.

Divulgação

A professora também apresentou a Univates à UACH e estreitou laços entre as duas instituições. “Na última semana de estadia em Chihuahua, fui convidada para um ‘desayuno’ com o diretor da faculdade de Medicina da UACH, ocasião em que fizemos uma breve avaliação de minha estada em Chihuahua - fui a primeira professora da Univates a fazer intercâmbio lá. Aproveitei para lhe apresentar a Univates e colocá-la à disposição dos professores e estudantes da UACH”. Em fevereiro de 2023, a Univates recebeu uma intercambista da UACH no curso de Fisioterapia. A expectativa é que a estudante permaneça por um ano em Lajeado realizando seus estágios na Instituição. 

No México, a docente foi recebida por um casal de fisioterapeutas mexicanos, Monica Caballero (coordenadora do Centro de Reabilitação Física da UACH), e Nefi Yánez, por quem foi apresentada à cultura mexicana. O período em que esteve no País coincidiu com a data do “Grito de Independência Mexicana”, uma grande festa popular, comemorada em 16 de outubro. Magali também aproveitou o período para aprender espanhol. 

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Projeto Rondon  

Quando retornou ao Brasil, a docente viajou novamente, desta vez para o interior da Bahia, onde, juntamente com a professora Fabiane Olegário, acompanhou o grupo de oito estudantes que participou da Operação Portal do Sertão, pelo Projeto Rondon, no município Serra Preta. “Tivemos atividades de manhã, tarde e noite, inclusive em finais de semana… Cumprimos a missão de capacitar pessoas e formar vários multiplicadores”. Magali foi rondonista há cerca de 38 anos, quando era estudante da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, momento em que teve a oportunidade de atuar pelo Rondon em Boa Vista/RR.

Tendo retornado a Lajeado para o semestre letivo, a professora Magali, em 2023A, realizará atividades de ensino nos cursos de Fisioterapia e Medicina; na área da extensão, coordenará no Projeto Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia, no qual também atuará. Também coordenará os estágios do curso de Fisioterapia. Para a professora Magali, “não há palavras que expressam a grandeza das experiências vividas e compartilhadas. Sou muito agradecida por ter tido essas oportunidades”. 

Logo ods