Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.
Na sua segunda edição, o Prêmio Melhores do Biogás, promovido pelo 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, reconhece os destaques do setor em três categorias: Profissional, Organização e Plantas/Unidades Geradoras de Biogás. A votação para a escolha dos destaques da 2ª edição do Prêmio Melhores do Biogás já está aberta e segue até o dia 31 de março de 2023. Vote aqui.
A iniciativa do 5º Fórum, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), busca dar visibilidade e reconhecimento ao profissional, à organização, além de valorizar plantas/unidades geradoras de biogás, considerando projetos em três áreas produtivas: saneamento, indústria e pecuária. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das entidades apoiadoras do evento. O professor Odorico Konrad, especialista em energias renováveis, participa de atividade do evento programada para o dia 19 de abril.
Levando em conta as atuações no ano de 2022, os vencedores do prêmio serão conhecidos durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril de 2023, em Foz do Iguaçu/PR. A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia oficial no dia 19 de abril.
Concorrentes ilustram potencial da cadeia produtiva do biogás
O objetivo da categoria é destacar profissionais que ajudaram no desenvolvimento do setor do biogás no País em 2022 e, a partir da atuação, as personalidades nomeadas inspirando, inovando e ajudando a fortalecê-lo, seja por meio de pesquisa, de desenvolvimento e inovação, seja por meio de processos produtivos, na liderança de empresas ou em outras áreas de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Organização: são concorrentes da categoria cinco indicados, as empresas Bioköhler Biodigestores, CHP Brasil Indústria de Geradores S.A., Portal Energia e Biogás, 3DI Engenharia Ltda. e Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (Cpets) – Univates.
A categoria Organização destaca os cases que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro do biogás e biometano em 2022. A nominata envolve empresas e organizações, agências e instituições de financiamento, órgãos e grupos de pesquisa dos setores público e privado ou ainda envolvidos no setor e que promovem direta ou indiretamente a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso do biogás.
Plantas/Unidades Geradoras de Biogás: divide-se em outras três categorias, considerando os substratos para a produção de biogás, sendo o prêmio destinado a projetos do setor que se destacam pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás e no gerenciamento do digestato. São consideradas plantas que geram energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás.
Indústria: concorrem a EnerDinBo Energia Renovável e a Frimesa Cooperativa Central.
A categoria valoriza o case gerador de biogás a partir de resíduos de indústrias sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias e outras.
Pecuária: concorrem a Fazenda Trevisan – Bovinocultura Leiteira, a Granja São Pedro – Colombari – Suinocultura e a Master Agroindustrial Ltda. – Suinocultura.
A categoria destaca as propriedades geradoras de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos e outros animais.
Saneamento: concorrem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde – Foz do Iguaçu e a Usina Termelétrica a Biogás (UTB) Ponta Grossa Ambiental.
Nesta categoria, o público votante escolhe a planta ou unidade que gera biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto.
Veja aqui a programação do 5º Fórum.
Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais: