Univates - Divulgação

Univates consolida-se como a instituição com a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades privadas

Postado as 29/03/2023 16:55:09

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates consolidou-se como uma das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como a IES com a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades privadas. Os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021 foram divulgados na terça-feira, 28, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O CPC e o IGC são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para o cálculo do IGC 2021, além do CPC, também foram consideradas informações dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). No IGC, a Instituição manteve a nota 4, considerada excelente pelo MEC (em uma escala de 1 a 5).

Nicole Morás

Reitora, professora Evania Schneider, e vice-reitora, professora Fernanda Storck Pinheiro

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, destaca a participação dos estudantes no Enade como um fator imprescindível para os resultados positivos obtidos em cada avaliação.

“Ter a melhor graduação de toda a região Sul do Brasil é muito importante para a Univates. Isso é sinônimo de um trabalho muito sério realizado por toda a comunidade acadêmica. Deixo um agradecimento especial aos estudantes e professores, pois são eles os principais atores nessa avaliação. E agradeço também a todas as pessoas que trabalham na Univates e participam da formação de tantos profissionais, que fazem a diferença na nossa sociedade”, frisa Evania.

Para a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, os resultados divulgados pelo MEC são motivo de muito orgulho. Segundo a docente, havia uma expectativa acerca dos dados porque são os primeiros indicadores de qualidade divulgados pós-pandemia.

“Os estudantes que participaram do Enade 2021 são aqueles que passaram pelo período mais crítico da pandemia, com virtualização das aulas e diversas adaptações que impactaram a rotina deles e dos professores. Então, os resultados mostram que conseguimos dar conta de um grande desafio”, explica.

Fernanda diz, ainda, que o destaque valida todo o esforço da Instituição, por meio dos professores, técnico-administrativos e setores de apoio, para garantir a qualidade do trabalho que é feito na Universidade.

Existe uma cultura institucional orientada para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O indicador reflete um trabalho de aprimoramento contínuo em tudo o que fazemos, como a revisão de projetos pedagógicos, qualificação de professores e melhorias em sala de aula.
Fernanda Storck Pinheiro, vice-reitora e pró-reitora de Ensino.

Cursos avaliados e conceitos obtidos

Ciências Biológicas, licenciatura - 5
Ciências Biológicas, bacharelado - 4
Ciências Biológicas - EAD - 4
Design - 4
Educação Física, licenciatura - 5
Educação Física, bacharelado - 5
Educação Física - EAD - 4
História - 3
História - EAD - 4
Letras - EAD - 4
Letras - Espanhol - SC
Letras - Português e Inglês - 5
Pedagogia - 4
Pedagogia - EAD - 4
Sistemas de Informação - 4
Análise e Desenvolvimento de Sistemas - EAD - 4
Gestão da Tecnologia da Informação - EAD - 4
Redes de Computadores - 4

Lucas George Wendt

Entenda a avaliação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é conduzido pelo Inep e envolve indicadores de desempenho que avaliam os estudantes, os cursos e as IES.

O IGC é calculado anualmente e determina a qualidade da IES. É o indicador que compreende a atribuição da “Nota do MEC” para a instituição, que vai de 1 a 5. O IGC atesta a qualidade de todos os cursos de graduação e de pós-graduação ofertados pela instituição, a partir da avaliação da infraestrutura, do corpo docente, dos recursos oferecidos e das metodologias de ensino adotadas.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. No seu cálculo, são considerados: o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do exame); o IDD (valor agregado pelo curso); o corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos próprios alunos sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante).

O Conceito Enade avalia os cursos de graduação por meio do desempenho dos estudantes na prova do Enade. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.

Logo ods-4