Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Casa Memorial Marlise Schneider, em Forquetinha, foi revitalizada com apoio da Univates

Postado as 31/03/2023 13:30:38

Por Lucas George Wendt

O Projeto de Extensão Patrimônio Vivo, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, esteve recentemente envolvido na revitalização da Casa Memorial Marlise Schneider, em Forquetinha. 

Localizada em Vila-Haas, interior do município, a antiga residência de Jacob Winter Filho teve sua restauração iniciada no ano de 2019, com o auxílio da equipe do projeto de extensão Patrimônio Vivo, da Univates. Foram realizadas várias visitas à casa, as quais contribuíram para que os envolvidos obtivessem sucesso na restauração.

Como homenagem à última residente da casa, tia-avó de Lucas André Grahl da Silva, um dos idealizadores da restauração, e com o intuito de preservar a história da família e de outras famílias da região, o nome escolhido para o local foi Casa Memorial Marlise Schneider. O objetivo foi restaurar a residência e transformá-la em uma casa de cultura e preservação da história dos antepassados do jovem que residiam no local e trabalhavam para sobreviver em meio ao contexto social local. 

Alício Assunção

Intervenções  foram realizadas pelas equipes envolvidas no trabalho de restauração para tornar a casa o mais próximo possível da construção original. Com o término da restauração, objetos originais pertencentes à família foram dispostos no interior da casa, como fotos antigas, quadros, louças, armários, cristaleiras, geladeira, relógio, camas, livros etc. 

A contribuição do projeto de extensão Patrimônio Vivo na restauração da Casa está registrada no material digital produzido ao longo de 2018 e 2019, que reúne as atividades de preservação patrimonial feitas em comunidades do Vale do Taquari, promovendo o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural regional, com ênfase nas edificações históricas. A publicação digital pode ser conferida aqui. 

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Grahl destaca que a Univates foi uma parceira que forneceu orientações técnicas importantes para o bom andamento da restauração. “Vieram arquitetos e alunos conhecer e estudar a técnica do enxaimel da residência. Isso foi muito importante pois iria fazer a restauração de um jeito e acabei percebendo alternativas melhores. A iniciativa de restaurar casas é preservar a cultura e demonstrar a mais pessoas a herança deixada pelos antepassados por meio das edificações antigas, que merecem mais respeito e valorização, aspecto com o qual o trabalho da Univates contribuiu muito”. 

Saiba mais

O projeto atuou também nos municípios de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul. Em 2020 e 2021, durante a pandemia de covid-19, desenvolveu dois instrumentos de educação patrimonial: a Cartilha Recolorindo Memórias e as Dobraduras de Papel (miniaturas de edificações), para serem utilizadas na rede pública de ensino fundamental dos municípios. 

E, em 2021, e especialmente 2022, realizou ações extensionistas no município de Bom Retiro do Sul. Para este ano, estão programadas atividades em comunidades da zona rural de Progresso, Cruzeiro do Sul e Doutor Ricardo. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods