Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional, Reitoria

Seminário Institucional debate ensino, pesquisa e extensão no futuro da Universidade

Por Lucas George Wendt

Postado em 12/07/2023 14:58:44


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, iniciou sua apresentação na abertura do evento perguntando: “Que universidade nós queremos? Que universidade nós podemos ser? Que universidade devemos ser?”. “É de nosso conhecimento as dificuldades que as universidades vêm enfrentando. Isso não acontece só no Brasil. Há o esgotamento das fontes de financiamento, uma privatização de modo geral, a escassez de recursos”, explicou. 

Programação do dia 12

No dia 12 de julho, quarta-feira, aconteceram diversas atividades no Seminário. A programação iniciou às 8h45min com a abertura, realizada pela Reitoria da Univates, no auditório do Prédio 7. Participaram da atividade a reitora, professora Evania Schneider, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cyrne. Em seguida, das 9h30min às 11h, ocorreu a palestra “O futuro da universidade no contexto global”, ministrada por Carlos Frederico Leão Rocha, da Cátedra Universidade do Futuro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo o professor, é importante ressaltar que, ao mesmo tempo que alguns empregos são destruídos, surgem novas oportunidades de trabalho. A inovação e o progresso tecnológico têm o potencial de criar novos setores, indústrias e profissões, abrindo caminhos para a geração de empregos inovadores e adaptados às novas demandas do mercado. Nesse contexto, reconhece-se a importância de preparar os profissionais para enfrentarem essas mudanças e se adaptarem às novas exigências do mercado de trabalho. É fundamental investir em educação, formação profissional e desenvolvimento de habilidades atualizadas, a fim de garantir que os indivíduos estejam preparados para aproveitar as oportunidades geradas pela inovação.

Após a palestra, das 11h às 12h, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir temas específicos. O período da tarde, das 14h às 17h, foi reservado para o painel “A pesquisa, a extensão e o ensino na Univates - onde está a indissociabilidade?”, também realizado no auditório do Prédio 7.

Programação do dia 13

Já no dia 13 de julho, quinta-feira, a programação inicia às 8h45min com a palestra “O futuro da universidade no contexto nacional”, a ser ministrada por Sérgio Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no auditório do Prédio 7. A atividade será realizada até as 10h30min.

Após a palestra, das 10h30min às 12h, os participantes novamente se dividirão em grupos de trabalho para continuarem suas discussões. No período da tarde, das 14h às 17h, os grupos de trabalho se reunirão na sala do CRIE_TI, localizada da Biblioteca, com os objetivos de traçar caminhos e avançar nas temáticas discutidas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar