O e-book servirá como memória das criações únicas dos alunos. Além disso, o material será um recurso para futuras turmas da disciplina, proporcionando insights sobre a interseção entre criatividade e técnica na mixologia.
Sob a orientação da docente Jamille Wayne Ferreira, os alunos foram desafiados a desenvolver drinks originais a partir de um referencial construído ao longo da disciplina. A atividade não apenas estimulou a criatividade, mas também ofereceu uma oportunidade de colaboração com a Fanta Indústria de Bebidas, que disponibilizou as bebidas essenciais para as experimentações.
Durante o semestre, os alunos não apenas se aprofundaram em técnicas de mixologia, mas também mergulharam em estudos de caso especializados em criação de drinks autorais. A criatividade foi entrelaçada a cada etapa do processo, desde a pesquisa de referências até a definição das palavras-chave para cada criação. Uma aula de teste permitiu que os alunos refinassem suas ideias, experimentando diferentes combinações e avaliando a viabilidade de cada conceito.
A professora Jamille destaca a importância desse processo criativo na formação dos futuros gastrônomos. Para ela, "O processo de criação é uma parte vital da formação de um gastrólogo, pois é nessa fase que o estudante entra em contato com sua identidade. No caso dos drinks, foi fascinante observar o quanto eles incorporaram suas experiências pessoais na elaboração dos produtos".
