Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Univates e Prefeitura de Lajeado formam mais de 600 crianças na segunda edição do Alfabeletrando

Por Natalia Nissen

Postado em 01/09/2023 15:16:22


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, realizou, na noite de quinta-feira, 31, a cerimônia de encerramento da segunda edição do projeto Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando. O evento foi realizado no Teatro Univates e contou com a presença de centenas de pessoas, entre alunos que participaram da iniciativa, familiares, professores e autoridades.

Neste ano, o projeto beneficiou mais de 600 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação que tiveram a aprendizagem prejudicada pela pandemia de covid-19. As atividades ocorreram duas vezes por semana no contraturno escolar, com reforço do ciclo de alfabetização e leitura e ensino de matemática.

“Segundo ele [Nóvoa], hoje não basta, na área da educação, sabermos ou fazermos alguma coisa. Não podemos nos contentar, temos que ser capazes de refletir sobre o que sabemos e fazemos. Refletir sobre as histórias e experiências que existem, sobre as coisas que nos mobilizam. E o Alfabeletrando nos mobilizou, nos fez refletir, nos fez questionar e nos fez sentir. Vimos o protagonismo de professores, de alunos e monitores e vivenciamos as rotinas típicas da escola”, complementou a coordenadora.

Para Grasiela, o projeto concretiza de forma exitosa a união entre setor público e Univates para beneficiar a comunidade. “Obrigada a todos que se comprometeram e acreditaram neste projeto. Famílias e alunos, obrigada por confiarem no nosso trabalho”, disse.

A vice-prefeita, Gláucia Schumacher, também participou da cerimônia e afirmou que o investimento no projeto foi uma decisão assertiva do município e oportunizou mais conhecimento e autonomia para os alunos. Segundo ela, os resultados devem ser motivo de orgulho para todos os envolvidos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, agradeceu aos pais dos alunos e afirmou ter convicção de que eles são quem realmente promove a educação das crianças.

Professor Carlos Cândido da Silva Cyrne

Natalia Nissen Estamos aqui para auxiliar nesse processo porque a responsabilidade é compartilhada. Agradeço à Prefeitura por nos dar a oportunidade de exercer o nosso papel, que é promover a formação não só técnico-científica, mas de transformação dessas crianças, jovens e adultos em pessoas que reconhecem seu papel no mundo. O momento é de comemoração. Rogo para que possamos dar continuidade a um programa que seja perene e oportunize a um número cada vez maior de pessoas um aprendizado personalizado.

Além de ser realizado em Lajeado, o projeto também é desenvolvido em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Em 2022, as atividades também aconteceram em Nova Mutum, no Mato Grosso.

Seiscentas crianças voltam às aulas do projeto Alfabeletrando em Lajeado

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar