Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade do Vale do Taquari – Univates explorou o fenômeno do colecionismo de tênis e a cultura sneakerhead, investigando as motivações e preferências dos colecionadores, a evolução da cena no Brasil nos últimos anos e discutindo sobre as silhuetas icônicas para a cultura sneakerhead, bem como o impacto do design nesse movimento. Clique aqui para acessar o trabalho.
A paixão por tênis desde a infância e o envolvimento com a cultura sneakerhead na adolescência levaram Matheus Augusto Richter, diplomado em Design, a desenvolver o estudo “Tênis como objeto de coleção: explorando motivações, ícones culturais e design no colecionismo de sneakers”. "Sempre tive muito apreço pelos meus tênis, sempre foi a parte mais importante na hora de me vestir. Na minha adolescência, eu descobri a cultura sneakerhead e mergulhei de cabeça neste universo", contou.
Durante a realização da pesquisa, o diplomado enfrentou diversos desafios, especialmente na busca por referências sobre a cultura sneakerhead no Brasil. "A cultura sneakerhead brasileira é algo que atingiu grandes proporções nos últimos anos, então encontrar artigos e pesquisas sobre o tema foi um pouco complicado. Tive que reunir muita coisa de fora do Brasil e adaptar junto às minhas pesquisas", explicou.
“Foi muito gratificante ver um dos meus maiores desejos, que era desenvolver um calçado, se tornar realidade. Apesar de cansativo, o processo me deixou muito orgulhoso do meu trabalho”, concluiu.
Conclusões da pesquisa
- 89,4% dos entrevistados consideram o design como o aspecto mais relevante na escolha de um tênis, destacando sua importância na decisão de compra dos colecionadores.
- O design do tênis desempenha um papel crucial no colecionismo, influenciando a percepção e a compra dos colecionadores. Três abordagens foram identificadas: design visceral, comportamental e reflexivo, cada uma com sua influência na decisão de compra.
- Cada colecionador participante da pesquisa possui suas próprias preferências na escolha de seus exemplares, incluindo foco em colaborações, silhuetas específicas e valores acessíveis.
- O colecionismo de tênis está em ascensão no Brasil, impulsionado pelo aumento na oferta de lançamentos e pela influência de influenciadores digitais.
- Além do design e da exclusividade, outros critérios importantes na escolha de um par de tênis incluem conforto, marca e preço. Esses resultados indicam que os colecionadores buscam tênis que reflitam seus gostos individuais e expressem sua identidade.