Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Eventos, Institucional

Univates sedia 11ª Jornada Internacional de Alfabetização a partir de amanhã, 10 de setembro

Por Lais Pontin Matos

Postado em 09/09/2025 10:59:08


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates sediará a 11ª Jornada Internacional de Alfabetização, a 13ª Jornada Nacional de Alfabetização e a 21ª Jornada de Alfabetização a partir de amanhã, 10 de setembro.

O evento, que se alinha à essência do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e dos cursos de Letras e Pedagogia da Univates, segue até dia 12. Ele reunirá pesquisadores da temática do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita vindos de universidades do Brasil, de Portugal e da França.

Ainda é possível se inscrever para participar das atividades (mesas de debates, simpósios temáticos, sessões de relatos de experiência e minicursos) clicando aqui. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. Confira a programação completa.

Com o tema “Modos de ensinar a ler e escrever: desafios e possibilidades”, o evento pretende oportunizar momentos de estudo e reflexão sobre assuntos voltados à aprendizagem da leitura e da escrita, além de incentivar a divulgação de pesquisas e práticas docentes e concretizar espaços de formação continuada de professores.

Neste ano, as Jornadas promoverão debates sobre os aspectos que envolvem as práticas de ensino da leitura e da escrita, procurando responder a questões como: Quais são os desafios para o desenvolvimento da literacia na etapa escolar de alfabetização? Como potencializar modos de ensinar a leitura e a escrita na alfabetização? Como potencializar a alfabetização antes mesmo do contato efetivo com as letras? Que outras aprendizagens são necessárias depois da compreensão do princípio alfabético? Como desenvolver a compreensão de textos na escola? Que habilidades são necessárias para interagir no mundo por meio da leitura e da escrita? Como promover a formação de professores alfabetizadores para as demandas da contemporaneidade?

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail jornadaalfabetizacao@univates.br ou pelo Instagram (@jornadaalfabetizacaounivates).

Submissões de trabalhos após o evento

Após a apresentação de resumos nas sessões de simpósios temáticos e de relatos de experiência, será possível submeter a versão completa dos trabalhos para publicação nos anais do evento. O prazo para envio dos textos termina em 12 de outubro. A submissão deve ser realizada pelos links https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-10517 e/ou https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-11196, conforme a sessão escolhida.

Os melhores artigos serão publicados na edição especial da Revista Signos, dedicada à temática da Jornada de Alfabetização.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar