Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

11ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Programação

As atividades acontecerão no prédio 7


Dia 1: 10/09 - Quarta-feira

Formato híbrido - atividade presencial com transmissão virtual

19h Cerimonial de abertura
19h30min Mesa de Abertura: Caminhos para ensinar a ler e a escrever: como estamos?
- Dra. Otília da Encarnação Costa e Sousa – Instituto Politécnico de Lisboa e Universidade de Lisboa (IPLisboa e ULisboa)
- Dra. Alina Galvão Spinillo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mediação: Dra. Kári Lúcia Forneck – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Dia 2: 11/09 - Quinta-feira

Manhã

8h30min às 10h Minicursos - exclusivamente presenciais

A fluência na leitura
Ministrante: Fernanda Leopoldina Parente Viana (Universidade do Minho)

Gênero textual e escrita
Ministrante: Marília Marques Lopes (UFRGS)

Das letras ao mundo: estratégias de leitura para desdualizar a alfabetização
Ministrantes: Ângela Chuvas Naschold e Vera Wannmacher Pereira (UFRN e UESB)

Ciência da Leitura para professores e pesquisadores do século XXI
Ministrante: Maria Regina Maluf (PUCSP e USP)

Sequências didáticas e jogos pedagógicos em alfabetização
Ministrantes: Danise Vivian e Garine Andréa Keller (UNIVATES)

Análise de dados na pesquisa em leitura - PARTE 1
(Este minicurso terá duas partes. A continuação acontecerá na Parte 2 (12/09))

Ministrante: José Ferrari Neto (UFPB)
Mediação da leitura de livros infantis na alfabetização
Ministrantes: Aline Elisabete Pereira e Kadine S. de Carvalho (UNISC)

Bases neurobiológicas da linguagem e da leitura mono/bilíngue
Ministrantes: Aline Fay de Azevedo e Pietra da Ros (PUCRS)

Práticas de consciência fonológica na alfabetização em português
Ministrantes: Aline Fay de Azevedo e Danielle Vicentim (PUCRS)

Minicursos - exclusivamente virtuais

Qualificar as práticas na Educação Infantil para qualificar a alfabetização
Ministrante: Ronei Guaresi (UESB) e Edeil Reis do Espírito Santo (UESB)

Ensino da compreensão leitora na educação básica: compromisso de todas as áreas - PARTE 1
(Este minicurso terá duas partes. A continuação acontecerá na Parte 2)
Ministrantes: Ana Cláudia de Souza, Otilia Lizete de Olveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen e Thais de Souza Schlichting (UFSC)

O papel da leitura compartilhada no ensino da compreensão leitora - PARTE 1
(Este minicurso terá duas partes. A continuação acontecerá na Parte 2)
Ministrantes: Cristiane Seimetz-Rodrigues e Ana Cláudia de Souza (UFSC)

Interface entre bilinguismo e autismo
Ministrantes: Aline Fay de Azevedo e Camila Veiga (PUCRS)
intervalo
10h30min às 12h Mesa 2:
Contribuições de teorias, de estudos e de experimentações: como pensar em modos de ensinar a ler e a escrever?
- Dr. José Ferrari Neto – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Dra. Rosângela Gabriel - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Mediação: Ana Paula Rigatti-Scherer – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Tarde

13h30min às 15h Simpósios Temáticos - edição exclusivamente presencial

Simpósio 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ALFABETIZADORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Simpósio 4: LEITURA, ESCRITA, ENSINO E PESQUISA:
METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIVERSAS
Simpósios Temáticos - edição exclusivamente virtual

Simpósio 1: CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

Simpósio 2: PREDITORES DA ALFABETIZAÇÃO:
ANTECIPAÇÃO DE APRENDIZADO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO ENSINO

Simpósio 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Simpósio 4: LEITURA, ESCRITA, ENSINO E PESQUISA:
METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIVERSAS

Simpósio 5: ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTOS BILÍNGUES
intervalo
15h30min às 17h Mesa 3:
Fatores de sucesso na alfabetização: da identificação de preditores às boas práticas
- Dr. Felipe Pegado – Universidade Paris Cité
- Dr. Ronei Guaresi – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Mediação: Dra. Grasiela Kieling Bublitz – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Noite

19h às 20h30min Mesa 4:
Livros, jogos, cadernos, cartilhas e tecnologias digitais: Que materiais e métodos podem contribuir nos modos de ensinar a ler e a escrever?
- Dra. Fernanda Leopoldina Viana – Universidade do Minho
- Dra. Ana Cláudia de Souza – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mediação: Dra. Ângela Chuvas Naschold – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Dia 3: 12/09 - Sexta-feira

Manhã

8h30min às 10h Minicursos - exclusivamente presenciais

Preparando a visão da criança para a alfabetização: evitando a confusão em espelho
Ministrante: Felipe Pegado (Universidade Paris Cité)

Aprender a ler e escrever: por que a instrução fônica é tão importante?
Ministrante: Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS)

Criar para ler: produção de materiais para a compreensão leitora
Ministrante: Brendom da Cunha Lussani (UNISC)

Análise de dados na pesquisa em leitura - PARTE 2
(Continuação da Parte 1)
Ministrante: José Ferrari Neto (UFPB)

Práticas de ensino da compreensão leitora por meio da interação digital
Ministrantes: Natália Taís Scherer, Letícia Fell, Pâmela Roman e Kári Lúcia Forneck (UNIVATES)

Quando o ensino da compreensão vai além da aula de língua: enfoque nos problemas de matemática
Ministrante: Otília da Encarnação Costa e Sousa (Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Lisboa)

Dos sons às letras ou das letras aos sons? - atividades linguísticas orais na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização
Ministrante: Grasiela Kieling Bublitz (UNIVATES)

Planejamento pedagógico: como utilizar obras literárias no processo de alfabetização
Ministrante: Róger Sullivan Faleiro (UNIVATES)

Minicursos - exclusivamente virtuais

Trabalhando a consciência linguística com poemas, parlendas e narrativas
Ministrante: Clarice Staub Lehnen (UFRGS)

O papel da leitura compartilhada no ensino da compreensão leitora (PARTE 2)
(Este minicurso é continuação da Parte 1)
Ministrantes: Cristiane Seimetz-Rodrigues e Ana Cláudia de Souza (UFSC)

Ensino da compreensão leitora na educação básica: compromisso de todas as áreas (PARTE 2)
(Este minicurso é continuação da Parte 1)
Ministrantes: Ana Cláudia de Souza, Otilia Lizete de Olveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen e Thais de Souza Schlichting (UFSC e FURB)

Habilidades Preditoras na Alfabetização sob o olhar da Pedagogia-em-Participação
Ministrante: Bruna Barboza Trasel Schönwald (UNIJUÍ)
intervalo
10h30min às 12h Relatos de Experiências - exclusivamente presenciais

Sessão 1: QUEM CONTA UM CONTO… A LITERATURA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A ALFABETIZAÇÃO

Sessão 3: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES… O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Relatos de Experiências - exclusivamente virtuais

Sessão 1: QUEM CONTA UM CONTO… A LITERATURA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A ALFABETIZAÇÃO

Sessão 2: UM CLICK NA LEITURA E NA ESCRITA… A INTERAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO

Sessão 3: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES… O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

Tarde:

13h30min às 15h Simpósios Temáticos - edição exclusivamente presencial

Simpósio 1: CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

Simpósio 2: PREDITORES DA ALFABETIZAÇÃO: ANTECIPAÇÃO DE APRENDIZADO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO ENSINO

Simpósio 4: LEITURA, ESCRITA, ENSINO E PESQUISA: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIVERSAS
intervalo
15h30min às 17h Mesa de Encerramento: Possibilidades para a construção de modos de ensinar a ler e a escrever: Para onde vamos?
- Dra. Maria Regina Maluf – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
- Dra. Vera Wannmacher Pereira – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Mediação: Dra. Kári Lúcia Forneck – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
17h Cerimônia de encerramento e apresentação da comissão organizadora da 12ª Jornada Internacional de Alfabetização