11ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
Programação
As atividades acontecerão no prédio 7
Dia 1: 10/09 - Quarta-feira
Formato híbrido - atividade presencial com transmissão virtual
| 19h | Cerimonial de abertura |
| 19h30min | Mesa de Abertura: Caminhos para ensinar a ler e a escrever: como estamos? - Dra. Otília da Encarnação Costa e Sousa – Instituto Politécnico de Lisboa e Universidade de Lisboa (IPLisboa e ULisboa) - Dra. Alina Galvão Spinillo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mediação: Dra. Kári Lúcia Forneck – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) |
Dia 2: 11/09 - Quinta-feira
Manhã
| 8h30min às 10h | Minicursos - exclusivamente presenciais A fluência na leitura Ministrante: Fernanda Leopoldina Parente Viana (Universidade do Minho) Gênero textual e escrita Ministrante: Marília Marques Lopes (UFRGS) Das letras ao mundo: estratégias de leitura para desdualizar a alfabetização Ministrantes: Ângela Chuvas Naschold e Vera Wannmacher Pereira (UFRN e UESB) Ciência da Leitura para professores e pesquisadores do século XXI Ministrante: Maria Regina Maluf (PUCSP e USP) Sequências didáticas e jogos pedagógicos em alfabetização Ministrantes: Danise Vivian e Garine Andréa Keller (UNIVATES) Análise de dados na pesquisa em leitura - PARTE 1 (Este minicurso terá duas partes. A continuação acontecerá na Parte 2 (12/09)) Ministrante: José Ferrari Neto (UFPB) Mediação da leitura de livros infantis na alfabetização Ministrantes: Aline Elisabete Pereira e Kadine S. de Carvalho (UNISC) Bases neurobiológicas da linguagem e da leitura mono/bilíngue Ministrantes: Aline Fay de Azevedo e Pietra da Ros (PUCRS) Práticas de consciência fonológica na alfabetização em português Ministrantes: Aline Fay de Azevedo e Danielle Vicentim (PUCRS) Minicursos - exclusivamente virtuais Qualificar as práticas na Educação Infantil para qualificar a alfabetização Ministrante: Ronei Guaresi (UESB) e Edeil Reis do Espírito Santo (UESB) Ensino da compreensão leitora na educação básica: compromisso de todas as áreas - PARTE 1 (Este minicurso terá duas partes. A continuação acontecerá na Parte 2) Ministrantes: Ana Cláudia de Souza, Otilia Lizete de Olveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen e Thais de Souza Schlichting (UFSC) O papel da leitura compartilhada no ensino da compreensão leitora - PARTE 1 (Este minicurso terá duas partes. A continuação acontecerá na Parte 2) Ministrantes: Cristiane Seimetz-Rodrigues e Ana Cláudia de Souza (UFSC) Interface entre bilinguismo e autismo Ministrantes: Aline Fay de Azevedo e Camila Veiga (PUCRS) |
| intervalo | |
| 10h30min às 12h | Mesa 2: Contribuições de teorias, de estudos e de experimentações: como pensar em modos de ensinar a ler e a escrever? - Dr. José Ferrari Neto – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Dra. Rosângela Gabriel - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Mediação: Ana Paula Rigatti-Scherer – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Tarde
| 13h30min às 15h | Simpósios Temáticos - edição exclusivamente presencial Simpósio 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Simpósio 4: LEITURA, ESCRITA, ENSINO E PESQUISA: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIVERSAS | Simpósios Temáticos - edição exclusivamente virtual Simpósio 1: CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA Simpósio 2: PREDITORES DA ALFABETIZAÇÃO: ANTECIPAÇÃO DE APRENDIZADO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO ENSINO Simpósio 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Simpósio 4: LEITURA, ESCRITA, ENSINO E PESQUISA: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIVERSAS Simpósio 5: ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTOS BILÍNGUES |
| intervalo | ||
| 15h30min às 17h | Mesa 3: Fatores de sucesso na alfabetização: da identificação de preditores às boas práticas - Dr. Felipe Pegado – Universidade Paris Cité - Dr. Ronei Guaresi – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Mediação: Dra. Grasiela Kieling Bublitz – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) |
Noite
| 19h às 20h30min | Mesa 4: Livros, jogos, cadernos, cartilhas e tecnologias digitais: Que materiais e métodos podem contribuir nos modos de ensinar a ler e a escrever? - Dra. Fernanda Leopoldina Viana – Universidade do Minho - Dra. Ana Cláudia de Souza – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Mediação: Dra. Ângela Chuvas Naschold – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
Dia 3: 12/09 - Sexta-feira
Manhã
| 8h30min às 10h | Minicursos - exclusivamente presenciais Preparando a visão da criança para a alfabetização: evitando a confusão em espelho Ministrante: Felipe Pegado (Universidade Paris Cité) Aprender a ler e escrever: por que a instrução fônica é tão importante? Ministrante: Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS) Criar para ler: produção de materiais para a compreensão leitora Ministrante: Brendom da Cunha Lussani (UNISC) Análise de dados na pesquisa em leitura - PARTE 2 (Continuação da Parte 1) Ministrante: José Ferrari Neto (UFPB) Práticas de ensino da compreensão leitora por meio da interação digital Ministrantes: Natália Taís Scherer, Letícia Fell, Pâmela Roman e Kári Lúcia Forneck (UNIVATES) Quando o ensino da compreensão vai além da aula de língua: enfoque nos problemas de matemática Ministrante: Otília da Encarnação Costa e Sousa (Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Lisboa) Dos sons às letras ou das letras aos sons? - atividades linguísticas orais na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização Ministrante: Grasiela Kieling Bublitz (UNIVATES) Planejamento pedagógico: como utilizar obras literárias no processo de alfabetização Ministrante: Róger Sullivan Faleiro (UNIVATES) Minicursos - exclusivamente virtuais Trabalhando a consciência linguística com poemas, parlendas e narrativas Ministrante: Clarice Staub Lehnen (UFRGS) O papel da leitura compartilhada no ensino da compreensão leitora (PARTE 2) (Este minicurso é continuação da Parte 1) Ministrantes: Cristiane Seimetz-Rodrigues e Ana Cláudia de Souza (UFSC) Ensino da compreensão leitora na educação básica: compromisso de todas as áreas (PARTE 2) (Este minicurso é continuação da Parte 1) Ministrantes: Ana Cláudia de Souza, Otilia Lizete de Olveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen e Thais de Souza Schlichting (UFSC e FURB) Habilidades Preditoras na Alfabetização sob o olhar da Pedagogia-em-Participação Ministrante: Bruna Barboza Trasel Schönwald (UNIJUÍ) | |
| intervalo | ||
| 10h30min às 12h | Relatos de Experiências - exclusivamente presenciais Sessão 1: QUEM CONTA UM CONTO… A LITERATURA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A ALFABETIZAÇÃO Sessão 3: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES… O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO | Relatos de Experiências - exclusivamente virtuais Sessão 1: QUEM CONTA UM CONTO… A LITERATURA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A ALFABETIZAÇÃO Sessão 2: UM CLICK NA LEITURA E NA ESCRITA… A INTERAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO Sessão 3: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES… O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO |
Tarde:
| 13h30min às 15h | Simpósios Temáticos - edição exclusivamente presencial Simpósio 1: CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA Simpósio 2: PREDITORES DA ALFABETIZAÇÃO: ANTECIPAÇÃO DE APRENDIZADO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO ENSINO Simpósio 4: LEITURA, ESCRITA, ENSINO E PESQUISA: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIVERSAS |
| intervalo | |
| 15h30min às 17h | Mesa de Encerramento: Possibilidades para a construção de modos de ensinar a ler e a escrever: Para onde vamos? - Dra. Maria Regina Maluf – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) - Dra. Vera Wannmacher Pereira – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Mediação: Dra. Kári Lúcia Forneck – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) |
| 17h | Cerimônia de encerramento e apresentação da comissão organizadora da 12ª Jornada Internacional de Alfabetização |