Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Home

11ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

11ª Jornada Internacional de Alfabetização

13ª Jornada Nacional de Alfabetização

21ª Jornada de Alfabetização

Tema: Modos de ensinar a ler e a escrever: desafios e possibilidades

Data: De 10 até 12 de Setembro de 2025

Valor da inscrição R$ 60,00
*Inscrições abertas a partir de 30/05

Apresentação:

A alfabetização, em sua dimensão mais ampla, garante aos indivíduos oportunidades para transitar no mundo letrado e participar ativamente da sociedade. Entretanto, apesar dos avanços na produção científica sobre modos de aprender e interagir com a cultura letrada, ainda enfrentamos desafios significativos para garantir que todas as pessoas tenham acesso a um percurso de alfabetização de qualidade e com equidade.

Com o propósito de se constituir em um espaço qualificado de debates sobre a alfabetização, ao longo de todas as edições da Jornada Internacional de Alfabetização, temos reunido pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais de diferentes instituições nacionais e internacionais, comprometidos com a causa da alfabetização. Iniciada regionalmente há 21 anos na PUCRS, em Porto Alegre, a Jornada já teve como palco diferentes cidades e países, como Natal (UFRN), Florianópolis (UFSC), Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa - Portugal), Santa Cruz do Sul (UNISC), João Pessoa (UFPB), Vitória da Conquista (UESB) e Porto Alegre (UFRGS), contextos em que têm sido compartilhados conhecimentos, experiências e perspectivas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita em suas mais diferentes interfaces, tais como (Psico)Linguística, Neurociências, Psicologia, Literatura, Fonoaudiologia e Educação, para citar algumas delas.

A compreensão dos processos de aprendizagem do código escrito nos fornece subsídios para a qualificação de práticas de ensino na etapa da alfabetização. Nesse lugar de investigação, há, por exemplo, pesquisas que descrevem e explicam a aprendizagem do princípio alfabético e sua relação com aspectos fonológicos, morfológicos, lexicais, semânticos, pragmáticos e textuais. Há, também, pesquisas translacionais sobre alfabetização, que têm ampliado nosso repertório sobre como intervir didaticamente em contextos de interação com o código escrito e como avaliar o percurso de aprendizagem. Esses roteiros de investigação vêm compondo todas as edições da Jornada Internacional de Alfabetização ao longo de sua história.

Na edição deste ano, porém, pretendemos focar nos aspectos que envolvem as práticas de ensino da leitura e da escrita, ao nos debruçarmos sobre questões como: Quais são os desafios para o desenvolvimento da literacia na etapa escolar de alfabetização? Como potencializar modos de ensinar a leitura e a escrita na alfabetização? Como nossa compreensão sobre a consciência linguística pode influenciar nossas práticas de ensino? Como potencializar a alfabetização antes mesmo do contato efetivo com as letras? Que outras aprendizagens são necessárias depois da compreensão do princípio alfabético? Como desenvolver a compreensão de textos na escola? Que habilidades são necessárias para interagir no mundo por meio da leitura e da escrita? Como promover a formação de professores alfabetizadores para as demandas da contemporaneidade?

Em 2025, a 11ª Jornada Internacional de Alfabetização, 13ª Jornada Nacional de Alfabetização e 21ª Jornada de Alfabetização revisitam perspectivas sobre os desafios e potencialidades do ensino da leitura e da escrita. Assim, considerando a essência do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, a casa que acolhe a Jornada deste ano, e considerando toda a trajetória de produção científica já constituída ao longo das décadas de edições anteriores das Jornadas de Alfabetização, propomos como tema Modos de ensinar a ler e a escrever: desafios e possibilidades.

Além do compartilhamento de saberes, esperamos contribuir também para o fortalecimento da compreensão de desdualização da alfabetização, tema da 10ª Jornada Internacional de Alfabetização, em novembro de 2024, na UFRN, quando procuramos avançar no debate acerca do compromisso na superação das dicotomias tradicionais para se construir um processo de alfabetização mais completo, dialógico e inclusivo. Tendo esse compromisso como ponto de partida e reconhecendo também o arcabouço científico já debatido nas demais Jornadas, a 11ª Jornada Internacional de Alfabetização, 13ª Jornada Nacional de Alfabetização e 21ª Jornada de Alfabetização volta-se, portanto, para a escola e para as dinâmicas complexas que perpassam os contextos de ensino da leitura e da escrita, de modo a contribuir para a qualificação da alfabetização.

Objetivos do Evento

São objetivos da 11ª Jornada Internacional de Alfabetização:

• Oportunizar momentos de estudo e reflexão acerca de temas voltados à aprendizagem do código escrito em suas mais diferentes interfaces, sejam elas linguísticas, cognitivas ou sociais.

• Promover a divulgação de pesquisas e práticas docentes voltadas às especificidades da aprendizagem da leitura e da escrita.

• Concretizar espaços de formação continuada de professores pelo compartilhamento de experiências de ensino da leitura e da escrita na escola.

ATIVIDADES PREVISTAS

As mesas de debates reúnem especialistas para discussão de um tema relacionado à alfabetização. Portanto, correspondem a momentos de diálogo especializado, em que convergem diferentes perspectivas sobre um tema comum. Ao público participante é oportunizado o debate no formato de perguntas dirigidas aos membros das mesas, fortalecendo a rede de discussão sobre a alfabetização e suas interfaces.

Os simpósios temáticos são espaços de compartilhamento de estudos que vêm contribuindo no debate sobre a alfabetização, considerando diversas variáveis em cena sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Nas sessões de simpósios temáticos prevê-se, portanto, a divulgação científica de pesquisas ou percursos de investigação sobre a alfabetização em suas mais diversas interfaces.

As sessões de relatos de experiências configuram-se como espaços em que professores alfabetizadores e também pesquisadores podem compartilhar experiências de ensino e de extensão em contextos de alfabetização.

Os minicursos correspondem a momentos de formação em que se prevê o compartilhamento de experiências metodológicas que podem fornecer subsídios práticos para os contextos de alfabetização, sejam eles contextos de pesquisa ou de docência. De caráter prático, os minicursos visam oferecer subsídios concretos para a qualificação do ensino e da pesquisa em alfabetização.

Público

Professores, pesquisadores e estudantes.

Instituição sede/organizadora

Logo da Univates

Instituições organizadoras

Logo UFRGS Logo UESB Logo UFRN

Instituições parceiras

Logo ESEL Logo MINHO Logo UFPE Logo UFSC Logo UNIJUI Logo UNISC Logo IEULISBOA

Apoio

Logo CNPq Logo FAPERGS

Contatos

E-mail: jornadaalfabetizacao@univates.br