11ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
Simpósios temáticos
Coordenação Geral: Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS), Marília Marques Lopes (UFRGS) e Clarice Staub Lehnen (UFRGS)
Neste simpósio são esperadas propostas de comunicação que tratem de percursos de investigação sobre a relação entre os diferentes níveis de consciência linguística (fonológica, morfológica, sintática, semântica, pragmática e textual) e o aprendizado da leitura e da escrita nos anos iniciais, de modo a contribuir na concretização de propostas de ensino na etapa da alfabetização.
Coordenação Geral: Ronei Guaresi (UESB) e José Ferrari Neto (UFPB)
Neste simpósio são esperadas comunicações que tratam de aspectos vinculados a algum nível da consciência linguística (fonológica, morfológica, sintática, textual, etc.), vinculados ou não na avaliação desses aspectos como preditores de aprendizado, no diagnóstico de alguma patologia ou mesmo na intervenção em caso de aprendizado abaixo do esperado.
Coordenação Geral: Taíse Neves Possani (UNIJUÍ), Maria Regina Johann (UNIJUÍ) e Danise Vivian (UNIVATES)
Neste simpósio são esperadas comunicações que tratam de pesquisas sobre a formação de professores alfabetizadores e as mais diversas implicações e desafios do campo da formação docente, sejam eles concernentes à formação inicial ou à formação continuada para a alfabetização.
Coordenação Geral: Vera Wannmacher Pereira (UESB), Ângela Chuvas Naschold (UFRN), Kári Lúcia Forneck (UNIVATES) e Jaciguara Queiroz Pastana de Oliveira (UNIVATES)
Neste simpósio, são esperadas contribuições acerca de pesquisas voltadas às práticas pedagógicas sejam elas resultantes de investigações em contextos escolares ou não escolares, sejam elas voltadas à educação infantil ou aos anos iniciais, nas quais são compartilhados estudos de aulas, sequências didáticas, intervenções lúdicas, uso de tecnologias analógicas e digitais, entre outros, que possam lançar luz sobre nosso entendimento do processo de ensino da leitura e da escrita.
Coordenação Geral: Aline Fay de Azevedo (PUCRS) e Aline Antunes (UNIVATES)
Neste simpósio aguardam-se comunicações que discutam, sob uma perspectiva crítica e interdisciplinar, o ensino da leitura e da escrita com ênfase nos fatores linguísticos, cognitivos e socioculturais que permeiam o desenvolvimento da literacia em contextos bilíngues. São esperadas comunicações que investiguem processos de aprendizagem da leitura e escrita em duas línguas, práticas pedagógicas voltadas à alfabetização bilíngue, bem como os desafios enfrentados por educadores, aprendizes e instituições de ensino nesse âmbito.