11ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
Mesas temáticas
Mesa 1:
Abertura: Caminhos para ensinar a ler e a escrever: como estamos?
- Dra. Otília da Encarnação Costa e Sousa – Instituto Politécnico de Lisboa e Universidade de Lisboa (IPLisboa e ULisboa)
- Dra. Alina Galvão Spinillo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mediação: Dra. Kári Lúcia Forneck – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
Mesa 2:
Contribuições de teorias, de estudos e de experimentações: como pensar em modos de ensinar a ler e a escrever?
- Dr. José Ferrari Neto – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Dra. Rosângela Gabriel - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Mediação: Ana Paula Rigatti-Scherer – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mesa 3:
Fatores de sucesso na alfabetização: da identificação de preditores às boas práticas
- Dr. Felipe Pegado – Universidade Paris Cité
- Dr. Ronei Guaresi – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Mediação: Dra. Grasiela Kieling Bublitz – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
Mesa 4:
Livros, jogos, cadernos, cartilhas e tecnologias digitais: Que materiais e métodos podem contribuir nos modos de ensinar a ler e a escrever?
- Dra. Fernanda Leopoldina Viana – Universidade do Minho
- Dra. Ana Cláudia de Souza – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mediação: Dra. Ângela Chuvas Naschold – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Mesa 5:
Encerramento: Possibilidades para a construção de modos de ensinar a ler e a escrever: Para onde vamos?
- Dra. Maria Regina Maluf – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
- Dra. Vera Wannmacher Pereira – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Mediação: Dra. Kári Lúcia Forneck – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)