Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Eventos, Graduação

Evento do curso de Design repensa experiência do usuário para o Quiero Café

Por Rodrigo Brod, coordenador do curso de Design

Postado em 01/10/2025 15:06:11


Compartilhe

Na madrugada entre os dias 27 e 28 de setembro, cerca de 20 participantes se reuniram para uma atividade diferente (porém já tradicional) do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates: o Morcegão.

As equipes, formadas por estudantes, diplomados e também participantes externos, ficaram sabendo qual seria o cliente e o desafio apenas às 23h do dia 27. A edição do Morcegão deste ano encerrou a Semana Acadêmica comemorativa dos 20 anos do curso de Design e contou com a parceria de uma marca muito conhecida na região do Vale do Taquari: o Quiero Café.

O desafio apresentado às duas equipes inscritas na atividade foi repensar a experiência dos clientes com o cardápio da marca, que conta com mais de 400 produtos, e, justamente por isso, não é um material fácil de ser pensado e diagramado. O briefing foi apresentado pelo Head de Marketing do Quiero, Gabriel Luiz dos Santos, e pela designer Débora Griebeler, ambos diplomados do curso de Design da Universidade.

As equipes apresentaram soluções de organização, estratégia e de apresentação visual do cardápio. Além disso, pensaram em como adaptá-lo para os meios digitais. Como desafio extra, os participantes também precisaram imprimir uma versão física reduzida do cardápio para ilustrar suas propostas.

A madrugada contou com um momento de integração entre os participantes, com coffee break patrocinado pelo Quiero Café e até um animado karaokê.

Os premiados

As soluções foram apresentadas ao cliente na manhã de domingo, às 9h. Conheça os premiados de cada categoria do Morcegão:

Estudante Jean Carlo da Silva Albânio, da Equipe 02: Melhor Diretor Criativo e responsável pelo Melhor Projeto Gráfico-Visual;

Estudante Marina Manfredini dos Santos, da Equipe 02: Melhor Apresentadora;

A Equipe 01, composta pelos estudantes Hellen Barkert, Luísa Schossler Sehn, Francisco Vicente Vivian, Victória Coronado (intercambista) e Matheus Inhaia Travagini, pelos diplomados Matheus Augusto Richter, Juliano Carvalho de Ávila e pelo ex-aluno João Pinheiro Brod, conquistou os prêmios de Melhor Experiência do Usuário e Melhor Projeto.

Os vencedores receberam certificados e um kit de prêmios elaborado pelo Quiero Café e pelo Diretório Acadêmico do curso de Design.

Uma experiência para ficar na memória

Para Arthur Pereira Pezzi, presidente do Diretório Acadêmico do curso de Design, o  Morcegão representou “a importância da universidade como força de transformação do meio profissional. Uma base sólida e uma formação de qualidade capacitam os estudantes para resolverem problemas reais de empresas reais. Como um dos responsáveis pela organização do evento, foi muito gratificante ver o empenho que as duas equipes tiveram durante as curtas horas de realização do projeto. O orgulho dos colegas ficou ainda maior após a avaliação positiva que o júri técnico e o cliente fizeram dos resultados”, comemora.

Já para Gabriel dos Santos, do Quiero Café, a atividade possibilitou “muito aprendizado e troca de conhecimento com os alunos e, principalmente, olhar para os problemas reais do negócio por outros pontos de vista. Ficamos muito felizes em fazer parte do projeto, e também com as soluções propostas pelas equipes. O mais legal foi terem contribuído com pontos de melhoria reais e que podem ser aplicados no dia a dia do negócio”, explica.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar