Na madrugada entre os dias 27 e 28 de setembro, cerca de 20 participantes se reuniram para uma atividade diferente (porém já tradicional) do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates: o Morcegão.
As equipes, formadas por estudantes, diplomados e também participantes externos, ficaram sabendo qual seria o cliente e o desafio apenas às 23h do dia 27. A edição do Morcegão deste ano encerrou a Semana Acadêmica comemorativa dos 20 anos do curso de Design e contou com a parceria de uma marca muito conhecida na região do Vale do Taquari: o Quiero Café.
O desafio apresentado às duas equipes inscritas na atividade foi repensar a experiência dos clientes com o cardápio da marca, que conta com mais de 400 produtos, e, justamente por isso, não é um material fácil de ser pensado e diagramado. O briefing foi apresentado pelo Head de Marketing do Quiero, Gabriel Luiz dos Santos, e pela designer Débora Griebeler, ambos diplomados do curso de Design da Universidade.
As equipes apresentaram soluções de organização, estratégia e de apresentação visual do cardápio. Além disso, pensaram em como adaptá-lo para os meios digitais. Como desafio extra, os participantes também precisaram imprimir uma versão física reduzida do cardápio para ilustrar suas propostas.
A madrugada contou com um momento de integração entre os participantes, com coffee break patrocinado pelo Quiero Café e até um animado karaokê.
Os premiados
As soluções foram apresentadas ao cliente na manhã de domingo, às 9h. Conheça os premiados de cada categoria do Morcegão:
Estudante Jean Carlo da Silva Albânio, da Equipe 02: Melhor Diretor Criativo e responsável pelo Melhor Projeto Gráfico-Visual;
Estudante Marina Manfredini dos Santos, da Equipe 02: Melhor Apresentadora;
A Equipe 01, composta pelos estudantes Hellen Barkert, Luísa Schossler Sehn, Francisco Vicente Vivian, Victória Coronado (intercambista) e Matheus Inhaia Travagini, pelos diplomados Matheus Augusto Richter, Juliano Carvalho de Ávila e pelo ex-aluno João Pinheiro Brod, conquistou os prêmios de Melhor Experiência do Usuário e Melhor Projeto.
Os vencedores receberam certificados e um kit de prêmios elaborado pelo Quiero Café e pelo Diretório Acadêmico do curso de Design.
Uma experiência para ficar na memória
Para Arthur Pereira Pezzi, presidente do Diretório Acadêmico do curso de Design, o Morcegão representou “a importância da universidade como força de transformação do meio profissional. Uma base sólida e uma formação de qualidade capacitam os estudantes para resolverem problemas reais de empresas reais. Como um dos responsáveis pela organização do evento, foi muito gratificante ver o empenho que as duas equipes tiveram durante as curtas horas de realização do projeto. O orgulho dos colegas ficou ainda maior após a avaliação positiva que o júri técnico e o cliente fizeram dos resultados”, comemora.
Já para Gabriel dos Santos, do Quiero Café, a atividade possibilitou “muito aprendizado e troca de conhecimento com os alunos e, principalmente, olhar para os problemas reais do negócio por outros pontos de vista. Ficamos muito felizes em fazer parte do projeto, e também com as soluções propostas pelas equipes. O mais legal foi terem contribuído com pontos de melhoria reais e que podem ser aplicados no dia a dia do negócio”, explica.
