O curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Taquari - Univates, considerado o segundo melhor do Rio Grande do Sul entre todas as instituições de Ensino Superior públicas e privadas*, está completando 15 anos de uma trajetória marcada pela excelência acadêmica, pela inovação e pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Ao longo desse tempo, a graduação já capacitou mais de 220 profissionais, preparando-os para atender às demandas de empresas do Vale do Taquari que atuam em diferentes setores.
A história do curso começou a ser escrita em 2009, quando um grupo de professores da Univates se reuniu para estruturar a então nova graduação da Universidade. A primeira aula foi ministrada em 18 de fevereiro de 2010, dando início a um percurso de aprendizado que se mantém em constante evolução até os dias atuais.
“Na época, o crescimento do mercado foi o grande motivador para a criação do curso. Hoje, com a ascensão do campo profissional, nos orgulhamos de contribuir para que a mão de obra seja qualificada, de excelência”, comenta Manfred Costa, coordenador e professor da graduação. Ele menciona que os diplomados podem atuar nas áreas de projeto e fabricação de equipamentos, mecânica dos sólidos e ciências térmicas, expandindo suas possibilidades de trabalho para além da indústria convencional.
Antes de ingressarem no mercado para construírem carreiras de sucesso na área da Engenharia Mecânica, os estudantes da Univates recebem uma formação completa, que combina conhecimentos teóricos, habilidades práticas e experiências de inovação tecnológica. “Os alunos têm acesso a laboratórios variados para a realização de atividades e também podem visitar empresas para entender como a engenharia é aplicada no dia a dia. O Projeto Baja, que desafia os acadêmicos a desenvolverem um veículo off-road (‘buggy’ ou ‘gaiola’), é outro diferencial do curso. Com o Baja, inclusive, já participamos de competições importantes”, explica Costa.
O curso de Engenharia Mecânica da Univates se consolida como uma referência regional, formando profissionais altamente qualificados, capazes de inovar, liderar projetos e solucionar desafios complexos, contribuindo para o avanço da indústria, da pesquisa e da tecnologia no Vale do Taquari.
*De acordo com resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Ministério da Educação (MEC) também avaliou o curso, atribuindo-lhe nota 4, em uma escala que vai até 5.
Estudante reflete sobre a formação oferecida pela Univates
Estudante do curso de Engenharia Mecânica, Henrique Wottrich reflete sobre sua trajetória acadêmica e destaca a importância da formação oferecida pela Univates.
“Em 2022, escolhi cursar Engenharia Mecânica na Univates devido às excelentes avaliações institucionais e às notas atribuídas ao curso pelo MEC e pelo Enade. A infraestrutura disponibilizada aos estudantes está entre as melhores do Sul do Brasil, com laboratórios completos para estudo nas áreas de usinagem, soldagem, termodinâmica e mecânica automotiva. Ao longo dos últimos três anos, tive novas oportunidades e enfrentei muitos desafios com o apoio de um corpo docente capacitado e sempre disponível, que tornou minha aprendizagem mais leve e dinâmica.
Menciono o Projeto Baja, que, além de proporcionar a criação e o fortalecimento das melhores amizades que tenho na Universidade, também me permitiu colocar em prática todo o conteúdo aprendido em sala de aula para a construção de um protótipo off-road de competição.
Integro o Projeto desde 2023 e, em 2025, me tornei capitão da equipe. Em 2025 conquistamos a 5ª colocação geral na 22ª edição do Baja Sul Brasil, realizada em Curitiba. Representamos a Univates em uma competição que colocou à prova todo o conhecimento técnico e prático em Engenharia adquirido ao longo do curso”, relata o acadêmico.
