Estande da Univates na Expoagro Afubra apresenta biodigestor

Postado em 21/03/2012 10h47min

Por Ana Paula Vieira Labres

Entre os cerca de 300 expositores participantes da Expoagro Afubra, que ocorre de 21 a 23 de março, no parque de exposições Rincão Del Rey, Rio Pardo, a Univates estará presente com a equipe do Laboratório de Biorreatores, formada por sete alunos dos Cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação e coordenada pelo professor Odorico Konrad.

No estande da Univates, o público poderá conferir um biodigestor elaborado para instalação em pequenas propriedades rurais. A exposição do equipamento tem como objetivo demonstrar sua viabilidade, podendo ser aproveitado como fonte energética, tratando os dejetos de forma ambientalmente correta e obtendo fertilizante orgânico. No local, também estarão sendo feitos alguns testes com o biogás gerado no biodigestor.

A atividade é a primeira ação da parceria firmada entre Univates, Afubra, APR, Bakof Tec, Branco Motores e Engepol. Conforme o professor Odorico, é uma forma de demonstrar em termos práticos e em uma feira de abrangência estadual os trabalhos desenvolvidos dentro da Univates. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

A Expoagro Afubra tem por objetivo mostrar o potencial da região e apresentar propostas de tecnologias, produtos e serviços. A entrada é gratuita e, além de exposições, há palestras e atividades técnicas.

Texto: Ana Paula Vieira Labres