Curso de Pedagogia inicia pesquisa sobre alfabetização científica e letramento

Postado em 21/03/2012 10h49min

Por Tuane Eggers

O Curso de Pedagogia da Univates teve aprovada, recentemente, a pesquisa "As representações de uma comunidade escolar sobre alfabetização científica e letramento", pelo edital interno de Pesquisa, Ensino e Extensão (01/2011) da Instituição. O trabalho busca compreender as representações referentes à alfabetização científica e letramento em uma comunidade escolar em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é baixo em relação ao municipal.

Conforme a coordenadora do curso e da pesquisa, professora Angélica Munhoz, as atividades iniciaram no mês de março, com reuniões de estudos sobre a temática. "Buscamos também integrar estágios, práticas investigativas e metodologias do curso, além de integrar os alunos do Pibid/Pedagogia e Parfor", explica.

A pesquisa terá dois anos de duração. Em breve, o grupo de pesquisa participará de um encontro com a Secretaria de Educação e, em seguida, de reuniões com a escola pesquisada. A equipe conta com a participação das professoras Jacqueline Silva da Silva, Maria Isabel Lopes, Tânia Miorando, Daiane Clesnei da Rosa, Maria Elizabete Bersch, Marlise Grassi, Maria Alvina Mariante e Morgana Domenica Hattge - a última, professora da Univates e da Unisinos, instituição parceria da pesquisa.

Texto: Tuane Eggers

Elise Bozzetto