Desafios da Química Moderna é tema de evento da Univates

Postado em 12/04/2012 14h53min

Por Tuane Eggers

Voltado a professores dos Programas de Pós-Graduação e alunos dos cursos de graduação em Química Industrial e Engenharia Ambiental, a Univates promove o evento “Desafios da Química Moderna”, que ocorre no próximo dia 28 de maio. A atividade contará com um seminário para os professores dos PPGs, durante o turno da tarde, e uma palestra para os alunos e demais interessados, no turno da noite.

A abertura do seminário ocorrerá a partir das 14h e será feita pelo pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Claus Haetinger. Em seguida, às 14h30min, será realizada a palestra “Bases e Formação do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)”, ministrada pelo professor Eduardo Périco.

A partir das 15h, o assunto abordado será “Carvão e seus subprodutos: Problemas ou falta de estudos?”, ministrado pelo professor Luís Felipe Silva Oliveira. Após o intervalo, às 16h, a professora Simone Stülp abordará o tema “Aplicação de Processos Oxidativos Avançados e Eletrodiálise no Tratamento de Efluentes provenientes do Tingimento de Gemas”.

Já a professora Eniz Conceição Oliveira ministrará a palestra “ Desenvolvimento de metodologias analíticas para extração, pré-concentração e identificação de desreguladores endócrinos em amostras ambientais e de alimentos”, a partir das 16h40min. Em seguida, a partir das 17h, o assunto abordado será “Fulerenos e agrotóxicos no meio ambiente”, ministrado pelo professor Damià Barcelò. E para encerrar a programação do seminário, às 18h30min, será realizada visita técnica pelo câmpus da Univates, com a professora Simone Stülp.

No turno da noite, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11, será realizada a palestra “Desafios na Ciência Ambiental Moderna”, lecionada pelo pró-reitor de Ensino da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, e pelos professores Luís Felipe Silva Oliveira e Damià Barcelò. A atividade é gratuita.

Inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Elise Bozzetto