Equipe Univates/Florestal Alimentos/Bira convoca torcida

Postado em 13/04/2012 15h27min

Por Ana Paula Vieira Labres

“É hora da torcida que já foi considerada a maior e melhor do estado mostrar o porquê dessa distinção”. É com essa afirmação que o presidente do Clube Atlético Ubirajá (Bira), Valmor Spellmeier, convoca o torcedor do Univates/Florestal Alimentos/Bira para comparecer ao Complexo Esportivo da Univates, dia 18 de abril, para acompanhar mais uma partida pela Copa Brasil Sul de Basquete. E desta vez, para um jogo considerado “clássico no basquete gaúcho”: Bira contra Santa Cruz.

Conforme o coordenador técnico da equipe, Clairton Wachholz (Xis), a equipe vem completa para a partida. “Estamos determinados e unidos em busca dessa vitória. Focamos jogo por jogo em busca do título”, afirma.

A vitória na partida pode classificar o time em primeiro lugar, o que possibilita a realização dos jogos finais em Lajeado. “Além disso, tem a rivalidade regional e não queremos perder. Nos últimos dez anos, estamos à frente das equipes de Santa Cruz do Sul no basquete adulto”, observa Xis. Sobre a torcida, ele destaca que “nosso torcedor sempre foi o diferencial, é o sexto jogador. Para os jogadores e comissão técnica, ver o ginásio lotado e as pessoas cantando é um combustível", comemora.

O ala-armador do Bira, Cauê Verzola de Freitas, entende a responsabilidade do grupo perante o rival. “O Santa Cruz é uma equipe de qualidade e com bons jogadores, mas na partida em casa sabemos das nossas responsabilidades, precisamos impor nosso ritmo de defesa forte e contra-ataque”, explica.

Para Cauê, a presença do torcedor é extremamente importante. “Eu sempre ouvi falar muito bem dessa torcida que adora o basquete. Em algumas vezes, tive a oportunidade de ver o Complexo com grande número de torcedores, mas não lotado. Espero que na quarta-feira estejam mobilizados e compareçam, assim como foi em Santa Cruz, onde a torcida de lá fez uma festa bem legal. Agora é a nossa vez de mostrar que a torcida joga com o time. Além de motivar muito mais o jogador, a essência do esporte é a presença do público”, conclui.

Na primeira partida entre os dois times, ocorrida em março, em Santa Cruz do Sul, a equipe do Vale do Taquari se destacou pelos rápidos ataques e venceu por 91x80, diante de mais de dois mil torcedores.

Participam da Copa Brasil Sul de Basquete, Univates/Florestal Alimentos/Bira e Santa Cruz do Sul, pelo Rio Grande do Sul, Blumenau e Brusque, representando Santa Catarina, e Maringá e Campo Mourão, pelo Paraná. O campeão e o vice-campeão da Copa classificam-se para a Super Copa Brasil, no período de 7 a 12 de maio, onde disputam uma vaga para o Novo Basquete Brasil (NBB).

A partida inicia às 20h e os ingressos podem ser adquiridos, a partir de segunda-feira, dia 16, no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 da Univates, ou nas bilheterias do Complexo Esportivo na hora do jogo, ao valor de R$ 5,00. Crianças de até 12 anos não pagam ingresso. Durante o intervalo do jogo, a equipe de Relacionamento da Univates realizará sorteio de brindes.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Elise Bozzetto