Mestrado em Biotecnologia da Univates inicia atividades

Postado em 30/04/2012 16h01min

Por Tuane Eggers

Nesta sexta-feira, dia 27, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates deu início às suas atividades com a palestra “A pesquisa do Rio Grande do Sul”, ministrada pelo professor doutor e pesquisador Rodrigo Costa Mattos. A atividade teve o objetivo de apresentar a formação em nível de pós-graduação, principalmente de mestrado ou doutorado, e sua importância para a busca de uma nova profissão: docência, atuação em pesquisa, entre outras.

Na abertura do evento, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professor doutor Claus Haetinger, deu boas vindas aos alunos e salientou os objetivos do PPGBiotec, que possui foco nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal. Além disso, ele ressaltou a importância de transmitir o conhecimento criado no meio acadêmico para a comunidade em geral, buscando a solução de problemáticas sociais.

Por meio das áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

Em seguida, o pesquisador Mattos iniciou sua palestra falando sobre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), instituição que presidiu durante três anos. “A Fapergs foi responsável, em 1975, pela criação do primeiro instituto de pesquisa do estado. Além disso, também criou o Centro de Biotecnologia do estado”, disse ele, ressaltando que a instituição está investindo na preservação da biodiversidade e dos biomas.

O evento contou com a presença de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e de demais cursos da Univates. O PPGBiotec conta com 20 alunos, oriundos de diversos municípios do estado. A previsão de duração é de dois anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/ppgbiotec, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354, ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Alunos são contemplados com bolsas

O PPGBiotec divulgou, nesta semana, os alunos contemplados com Bolsa de Apoio Técnico (BAT). Na área de concentração “Biotecnologia Agroalimentar”, o aluno contemplado foi Ruan da Silva Rafael. Já na área de “Biotecnologia em Saúde”, a estudante contemplada foi Crislene Aschebrock Sippel.

A bolsa é destinada ao primeiro colocado em cada área de concentração do programa, escolhido no momento da seleção para ingresso. Os contemplados recebem o benefício de R$ 247,68 nas 24 primeiras parcelas.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers