Rádio Univates estreia programa de blues

Postado em 09/05/2012 17h49min

Por Alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Jornalismo

Lajeado – Toda segunda-feira, das 22h às 0h, vai ao ar o novo programa da Rádio Univates 95.1 FM: “95 e Blues”. A atração, que faz parte da grade dos especiais, é dedicada ao estilo que ganhou o mundo a partir da região do Mississipi, nos Estados Unidos. Nessas duas horas semanais são apresentados os clássicos, os influenciados pelos precursores do estilo e a nova geração de Bluesmen's.

O “95 e Blues”é apresentado pelo jornalista Marcelo Petter e conta com convidados especiais, músicos e admiradores do estilo. O programa foi criado para os muitos ouvintes apreciadores que o estilo possui, embora seja pouco divulgado. Um dos que recomenda o blues e escuta o programa é o estudante de jornalismo Leonardo Heisler, 24 anos. Ele diz que a qualidade da música é proporcional ao seu volume. “Quanto mais alto, pior. Por isso, o blues jamais tocará em carros que desfilam com chavões da moda a todo volume”, comenta.

Segundo Heisler para conhecê-lo, é necessário ouvir alguns dos principais artistas e conhecer um pouco da sua origem, que é antecessora ao rock. “Sobre o estilo, indico filmes como Cadillac Records, The Blues Brothers e Crossroads. Robert Johnson, Muddy Wathers, BB King, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan são os que mais ouço”, afirma.

A Rádio Univates foi criada há seis anos com o compromisso de gerar e difundir conhecimento para a região. Hoje a emissora emprega cinco profissionais. Por meio do site www.univates.br/radio é possível ouvir a emissora ao vivo. A Univates FM também está no facebook (/radiounivates) e no twitter (@radiounivates). Sugestões de músicas podem ser enviadas para o e-mail radio@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7044.

Saiba mais

A história do blues é cheia de lendas e mitos e é considerado o estilo musical mais importante do século XX. “blues” significa melancolia e as primeiras gravações desse estilo como o conhecemos hoje em dia datam de 1910. Nem tão complexo como o jazz, nem tão rígido como os eruditos, o blues nasceu cru, simples. O que dava vida ao blues, era o sentimento, a interpretação da dor.

Até a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), o celeiro mais importante do blues ficava no Mississipi. Apesar de ter sido um dos últimos a aparecer, os discos de Robert Johnson são item obrigatório em qualquer coleção do estilo. Suas músicas foram regravadas incontáveis vezes. Ele influenciou o surgimento de bandas como The Beatles, Yardbirds e The Rolling Stones.

Texto: Alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Jornalismo

“O blues jamais tocará em carros que desfilam com chavões da moda a todo volume”, diz aluno Leonardo

Cristiano Wildner

Programa conta com convidados especiais, músicos e admiradores do estilo