Projeto de Medicina é apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde

Postado em 11/05/2012 17h09min

Por Ana Paula Vieira Labres

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Lajeado ocorrida na noite da última quinta-feira, dia 10 de maio, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, a Pró-Reitora de Ensino Adjunta da Univates, Luciana Carvalho Fernandes, apresentou o projeto de implantação do Curso de Medicina na Instituição. O encontro contou com a presença de cerca de 40 pessoas.

A professora explicou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que terá a duração de seis anos, sendo os dois últimos anos na modalidade de internato. Ela também abordou a questão da carga horária do curso, que terá um total de 9.380 horas, a organização curricular e a infraestrutura necessária para implantar a graduação em medicina.

Os conselheiros apresentaram dúvidas quanto às modalidades de financiamento estudantil e ao valor da mensalidade, bem como quanto à seleção dos docentes. Sugeriram ainda que o PPC enfatize a saúde do homem e do idoso do mesmo modo em que enfatiza a saúde da mulher e a saúde da criança. A professora ressaltou que um dos principais pontos do currículo proposto é a forte integração com os serviços de saúde. “Os alunos devem percorrer toda a rede de saúde”, explicou.

Além de formar mais profissionais médicos, o curso na Univates contribuirá para que uma parcela destes permaneça na região. “O curso também é importante porque irá fixar os profissionais à rede pública de saúde no Vale do Taquari”, destaca Luciana, que também adianta: “A graduação em Medicina não afetará as mensalidades dos outros cursos, até porque o convênio com o Hospital Bruno Born e Hospital Estrela será muito importante para que a Instituição não precise construir um hospital”.

O projeto de implantação do Curso de Medicina da Univates tem a parceria do Hospital Bruno Born, Hospital de Estrela e Prefeitura Municipal de Lajeado.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Pró-Reitora de Ensino Adjunta, Luciana Fernandes, apresenta ao Conselho Municipal de Saúde de Lajeado as propostas do curso de Medicina

Ana Paula Vieira Labres