Curso de Ciências Biológicas - bacharelado da Univates recebe nota máxima do MEC

Postado em 21/05/2012 19h08min

Por Tuane Eggers

O curso de Ciências Biológicas, bacharelado, é mais uma das graduações oferecidas pela Univates que recebeu destaque no processo de reconhecimento de curso do Ministério da Educação (MEC). Com pouco mais de um ano de existência, o curso teve sua ótima qualidade atestada nesta segunda-feira, dia 21, com o resultado divulgado pelo MEC - de uma escala de 1 a 5, o curso recebeu a nota máxima, configurando entre os melhores cursos de Ciências Biológicas do país.

Nos últimos dias 14 e 15 de maio, dois representantes do MEC estiveram no câmpus de Lajeado para avaliar a graduação. O processo está dividido em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo; e instalações físicas, que analisa a bibliografia, os laboratórios e demais ambientes existentes na Instituição.

Conforme a coordenadora do curso, professora Claudete Rempel, a área de Biologia iniciou na Univates em 1989 com o curso de licenciatura. Porém, com as novas regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Biologia para a regulamentação do profissional biólogo, a Univates lança o curso de bacharelado em 2011. “A nota 5 representa o retorno de todo o empenho do curso e de toda a Univates em formar profissionais capazes de uma boa atuação no mercado de trabalho, bem como pesquisadores de excelência”, comemora a professora, ressaltando que a nota obtida também representa um novo desafio: o da manutenção da qualidade e crescimento e do aperfeiçoamento constante.

Desde 2005, a Univates vem investindo muito em pesquisa, infraestrutura e, recentemente, na contratação de novos doutores, que vêm a somar ao grupo de docentes já engajados na área de Ciências Biológicas. A comissão de avaliação salientou, em seu relatório, que verificou forte empatia da coordenadora do curso com os alunos e docentes. Além disso, a alta qualificação dos professores e o engajamento dos alunos também foram destaques na avaliação.

O curso de Ciências Biológicas, bacharelado, está entre as mais de 30 opções do Vestibular de Inverno da Univates, que ocorre no próximo dia 24 de junho. As inscrições podem ser feitas, até o dia 18 de junho, pelo site www.univates.br/vestibular, no câmpus de Lajeado ou de Encantado.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/vestibular, pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou ainda pelo e-mail vestibular@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Alta qualificação da equipe de professores foi destaque na avaliação

Tuane Eggers

Laboratórios e demais ambientes foram avaliados