Oficina da Univates aproxima alunos do universo científico

Postado em 22/05/2012 17h39min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de aproximar os alunos da Educação Básica da prática científica e favorecer atividades experimentais, a Univates oferece a segunda edição da oficina prática “Viagem ao mundo invisível”, que ocorre até o mês de dezembro deste ano. A primeira atividade do ano foi realizada na última sexta-feira, dia 18, com alunos da Escola Porto Novo, de Lajeado. A oficina é voltada a crianças da faixa etária de 4 a 6 anos e a alunos do 3o ano do Ensino Médio.

Conforme a coordenadora da atividade, professora doutora Andreia Guimarães Strohschoen, as crianças participantes são orientadas pelos bolsistas da oficina, que são alunos do curso de Ciências Biológicas da Univates, a observarem a natureza do câmpus. “Com uma lupa de mão elas podem observar pedrinhas, folhas, flores ou qualquer outro material que lhes chamar a atenção e poderão levar esses itens para observar no laboratório, com o microscópio”, explica a professora, salientando que a oficina trabalha com aspectos que integram o universo das crianças, enfatizando a aprendizagem significativa.

Além dos materiais que são coletados pelas crianças no câmpus, os bolsistas também oferecem lâminas prontas que podem ser observadas nos microscópios estereoscópicos e ópticos da Instituição. “Eles vão do mundo macroscópico para o microscópico, pois utilizam desde lupas de mão até microscópios, que ampliam até mil vezes”, conta Andreia. Temas como higiene, saúde e respeito ao ambiente são abordados de uma forma prática, em uma programação que varia de acordo com a faixa etária dos participantes.

O tempo médio de duração da oficina é de cerca de duas horas, mas também pode variar de acordo com a rotina da escola. A oficina acontece nos Laboratórios de Microbiologia, Luparia e Microscopia da Univates e tem como conteúdo “Campo como laboratório alternativo” e “Atualidades em Microbiologia, Microscopia e Biologia Celular/Molecular”.

Além da professora Andreia, a equipe de professores da atividade é composta por Rosângela Salvatori, do curso de Ciências Biológicas; por Miriam Marchi, de Química Industrial; e por Odorico Konrad, de Engenharia Ambiental. As atividades realizadas pelos bolsistas da oficina são orientadas, constantemente, pela equipe do projeto.

Escolas interessadas em participar podem efetuar inscrição pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5514, ou pelo e-mail aaguim@univates.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5210, ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers