Professora relata histórias de Timor-Leste

Postado em 23/05/2012 09h11min

Por -

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates Shirlei Mendes da Silva foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Ela envia notícias periódicas das atividades desenvolvidas nesse país.

Confira o último relato:

O Jornal Solidariedade

Tenho participado de um grupo de estudos sobre questões relacionadas à cooperação Timor-Brasil. Temos alguns docentes brasileiros, timorenses e alguns alunos timorenses discutindo temas específicos. Uma das atividades do grupo tem sido o envolvimento de alguns aluno(a)s e docentes na reedição do Jornal Solidariedade, do recém-criado Núcleo de Estudos sobre a Paz e Violência (Peace Center). A grande dificuldade continua sendo a língua. Tanto nas reuniões do grupo de estudos, como nos encontros com os voluntários do Peace Center nossa comunicação continua difícil.

Mas, mesmo assim, os alunos possuem uma vontade enorme para superar estes obstáculos. Muitos deles não têm dicionários, nem livros. Alguns chegam à faculdade após caminhar duas ou três horas, pois não possuem dinheiro para o transporte. Aos poucos vou me aproximando da realidade dos alunos, e confesso que eles me surpreendem a cada momento, pois não se queixam, muitas vezes permanecem silenciosos quando pergunto o motivo pelo qual não leram o texto.

Depois de um tempo descubro que eles não fizeram a leitura (cerca de duas ou três páginas) porque não têm dinheiro para a fotocópia. Dura realidade. E aprendo com os alunos que fazem o Jornal Solidariedade que é preciso não só falar e escrever, mas também praticar a solidariedade. E aqui em Timor isto se faz absolutamente necessário.

Shirlei Mendes da Silva

de Díli, Timor-Leste