Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Parque científico e tecnológico é novidade no Vale do Taquari

Postado em 21/06/2012 21h41min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de constituir um espaço propício ao desenvolvimento do conhecimento, da ciência e da tecnologia ligados à produção de alimentos e à proteção do meio ambiente, a Univates iniciará a ampliação do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates. A previsão é de que as obras dos cerca de 6 mil m² de área construída iniciem no próximo semestre.

A ampliação do parque será um conjunto de quatro prédios: um para abrigar laboratórios, outro para abrigar empresas, e mais dois para abrigar o novo Unianálises. Ao longo do tempo, a Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates também será transferida para o espaço, localizado próximo ao Prédio 17.

O Tecnovates será favorável à produção intelectual e voltado à inovação tecnológica e produção criativa. Conforme o diretor administrativo do parque, professor Eloni José Salvi, as empresas poderão usar o espaço de locação para estruturar seus setores de pesquisa e de novos produtos. “A tecnologia está em tudo, mas nós queremos incentivar a tecnologia voltada para os alimentos e para o cuidado com o meio ambiente. Essas serão as áreas prioritárias”, salienta.

“A região do Vale do Taquari possui competência nas áreas de meio ambiente e de alimentos, e o mercado está pressionando as empresas para serem mais pró-ativas e inovadoras”, explica Salvi, lembrando que a Univates já possui pesquisas em parceria com várias empresas da região. “Elas podem continuar nessa parceria sem necessariamente estarem instaladas fisicamente no Tecnovates, mas vamos preferir que estejam e elas também vão querer estar, já que terão vantagens na captação de recursos por estarem dentro de um parque tecnológico”, afirma.

Salvi considera o Tecnovates um projeto importante para impulsionar as empresas da região a saírem de uma atitude passiva em relação à inovação e ao desenvolvimento de novos produtos, comprando tecnologia de terceiros, para uma atitude pró-ativa. “Será um espaço para criarmos os produtos que serão novidade no mercado, pois vemos que muitas empresas lançam produtos que outros já lançaram. Queremos lançar novidades e sermos os primeiros a chegar ao mercado ”, completa.

 

Saiba mais

A Univates é gestora do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari (PMT/VT), que funciona desde 1994, e do Tecnovates, que está em implantação, funcionando desde o ano de 2010.

O novo espaço do Tecnovates contará, nesta etapa, com o investimento de cerca de R$ 8 milhões na construção dos prédios e mais aproximadamente R$ 5 milhões em equipamentos. Os recursos financeiros para consolidação do projeto são provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Prefeitura Municipal de Lajeado, da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT-RS) e da Fuvates - mantenedora da Univates.

 

Texto: Tuane Eggers

Divulgação

Notícias Relacionadas