Univates amplia ações de internacionalização

Postado em 21/06/2012 21h51min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de ampliar o processo de internacionalização do Ensino Superior, a Univates tem investido em diversas ações nesse sentido. Uma delas é a Câmara de Internacionalização do Ensino Superior, que teve sua primeira reunião no mês de abril e contou com a presença da convidada especial Luciane Stallivieri, assessora internacional da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e doutora com estudo focado nessa área.

Conforme a coordenadora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff, a primeira reunião foi um momento para discutir o que é internacionalização e contextualizar a Univates dentro desse processo. “Buscamos considerar dimensões que estejam de acordo com o planejamento estratégico da Instituição, para conseguir avaliar as ações que melhor nos auxiliarão na busca dessas metas”, explica.

As reuniões da Câmara de Internacionalização serão mensais, mas as ações envolvidas no processo serão constantes. Um exemplo disso é a viagem de trabalho realizada à Europa, há alguns meses, por um grupo de professores da Univates. Segundo Viviane, professores e alunos são chaves nesse processo. “Os professores poderão continuar auxiliando na indicação de alunos aptos a concorrer às oportunidades divulgadas e na prospecção de pesquisas e de mobilidades. Tudo isso de forma mais estruturada, em que poderão conhecer mais oportunidades e trocar experiências”, comenta.

Um dos objetivos da Univates também é aumentar a mobilidade de professores entre universidades e, principalmente, trazer mais docentes de outros países para lecionar na Instituição. Para acompanhar o ritmo do processo de internacionalização, os estudantes também devem investir mais no aprendizado de outros idiomas.

Sem fronteiras

De acordo com Viviane, há uma mobilização nacional para a internacionalização do Ensino Superior. Uma prova disso é o programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece milhares de vagas para bolsas de estudo em diversos países. Até o momento, cinco alunos da Univates foram selecionados pelo programa.

Na última reunião dos coordenadores do programa de cada instituição, foram apresentados dados que comprovaram a sobra de vagas oferecidas. Inclusive, as inscrições foram prorrogadas por esse motivo. Conforme Viviane, um empecilho é a questão do idioma. “Das 24 mil inscrições de estudantes brasileiros, 21 mil foram para Portugal e Espanha, países que não solicitam proficiência de idioma”, disse a coordenadora, salientando a importância de ter proficiência em outras línguas para concorrer a vagas do programa.

Mais informações sobre a AAII podem ser obtidas pelo site www.univates.br/intercambio, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

A língua universal

Surgida no sul da Grã-Betanha durante a Idade Média, a língua inglesa sofreu influências dos vikings e da língua francesa. Atualmente, o inglês é utilizado em diversos países do mundo como segunda língua, além de ser língua oficial em países como Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul, Austrália, Canadá, Irlanda, Nigéria e Nova Zelândia. É o terceiro idioma mais falado em todo o mundo como primeira língua, depois do mandarim e do espanhol.

Na Univates, cerca de 250 alunos estão cursando Língua Inglesa no Interlínguas. Aproximadamente 100 alunos também apostam no aprendizado de outros idiomas, como alemão, francês, espanhol e italiano.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers