Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza Seminário Técnico sobre Segurança do Trabalho

Postado em 22/06/2012 17h20min

Por Daiana Gomes Denardi

Cerca de 400 pessoas estiveram presente no Seminário Técnico sobre Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR12). O evento ocorreu no auditório do Prédio 7 da Univates, e contou com a presença do coordenador do Seminário, professor e engenheiro Eduardo Becker Delwing, do engenheiro do Ministério do Trabalho do Rio Grande do Sul Roque Puiatti, do fiscal e especialista da Automasafety, Vladimir Kuse, do coordenador do curso de Engenharia de Produção da Univates, professor Manfred Costa, e da engenheira Luísa Tânia Elesbão Rodrigues.

No início da atividade, Delwing falou sobre o “momento de segurança”, explicando a diferença de perigo e risco. “Perigo é qualquer ambiente, é uma constante, e risco é a probabilidade de acorrer um acidente”, disse ele. Em seguida, quem fez uso da palavra foi o professor Manfred Costa, agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância da segurança no trabalho.

Logo após, o engenheiro Roque Puiatti apresentou a Norma Regulamentadora 12 (NR12), por meio de diversas situações de risco, as quais os trabalhadores se submetem até mesmo sem ter conhecimento. Puiatti falou também sobre a interdição de equipamentos por falta de segurança, a proibição da venda de máquinas sem as devidas proteções, entre outros.

Dando sequência à atividade, o especialista Vladimir Kuse palestrou sobre a aplicação de dispositivos específicos em proteção de máquinas e a engenheira Luísa Tânia Rodrigues falou sobre as responsabilidades civil, criminal, trabalhista e previdenciária de acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos, cases de julgados e ações regressivas do INSS. Durante a programação, foram disponibilizados espaços para perguntas e debates.

 

Texto: Daiana Gomes Denardi

Daiana Gomes Denardi

Daiana Gomes Denardi

Daiana Gomes Denardi

Notícias Relacionadas