Domingo ensolarado e recorde de inscritos marcam Vestibular de Inverno

Postado em 24/06/2012 16h37min

Por Ana Paula Vieira Labres

Na tarde ensolarada deste domingo, dia 24, aquilo que diz a campanha da Univates – “Investir em você é uma grande ideia” – fez todo sentido. Quase três mil vestibulandos investiram seu dia na busca de conhecimento, de amizades, de novas ideias e de muitas possibilidades de futuro. Nos câmpus de Lajeado e Encantado, 1.102 homens e 1.882 mulheres, muitos deles adolescentes, prestaram a prova do Vestibular de Inverno da Instituição, atingindo mais um recorde no número de inscrições e entrando novamente para a história como o maior processo seletivo já realizado pela Univates.

Foram cinco horas de prova, composta por 45 questões objetivas e uma redação. Na produção da mesma, o candidato tinha como base o texto "Perdoe seus pais", escrita por Fabrício Carpinejar. A proposta 1 era escrever uma crônica, permeada de reflexões, sobre o seu relacionamento com seus pais. A segunda opção era redigir uma carta do leitor para o escritor Carpinejar, posicionando-se sobre o tema da crônica e as ideias nela contidas. E a terceira proposta consistia em produzir um texto dissertativo-argumentativo, discutindo o seguinte tema-problema: "As relações entre pais e filhos nem sempre são fáceis", com enfoque de escolha do vestibulando.

Os vestibulandos vieram de 80 municípios do Rio Grande do Sul. Os que mais tiveram inscritos foram Lajeado, Venâncio Aires, Teutônia, Estrela, Guaporé, Santa Cruz do Sul e Taquari. Entre as mais de 30 opções de cursos, os mais procurados foram Direito, Engenharia Civil, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Enfermagem. Na prova de língua estrangeira, 1.905 candidatos escolheram o espanhol e 1.079 optaram pelo inglês.

O primeiro vestibulando a entregar a prova no Prédio 12 foi Leonardo da Rosa Gomes, 18 anos, de Taquari. A Univates foi a primeira instituição na qual ele prestou vestibular, para Administração de Empresas. "A prova foi fácil, estava tudo sob controle. É a primeira vez que presto vestibular e pretendo ingressar já neste semestre", disse.
Sua opção na redação foi escrever sobre a relação com os pais.

O gabarito da prova pode ser conferido no site www.univates.br/vestibular, no link Gabarito. O listão dos aprovados será divulgado até a próxima quarta-feira, dia 27. As matrículas ocorrerão dias 28 e 29 de junho e 2 de julho, no auditório do Prédio 11 do câmpus Lajeado, nos turnos da manhã e noite. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.

Diversas atrações para vestibulandos, pais e acompanhantes

Quem passou pelos corredores da Univates de Lajeado foi recepcionado por uma decoração especial. A logomarca da campanha do Vestibular de Inverno adornou portas e paredes.

Além disso, enquanto os vestibulandos realizavam a prova, pais, familiares e acompanhantes participaram de um coquetel e realizaram um tour guiado, onde visitaram os estúdios da Rádio e da TV Univates. Com o Cedelinho, conheceram a estrutura dos prédios 16 e 17 e o Complexo Esportivo.

O Centro de Convivência, no Prédio 9, também foi um local de lazer aos visitantes, com acesso à internet e jornais à disposição. Após a realização da prova, os vestibulandos receberam um brinde especial, uma manta da Univates.

Entre os familiares presentes estiveram Roselane Hickmann Stölben, acompanhando a filha que prestou vestibular para Arquitetura e Urbanismo e o filho para Engenharia Civil. Já Neusa Pradela acompanhava a filha que prestou vestibular para Enfermagem. Ambas são de Venâncio Aires. "É a primeira vez que viemos para a Univates e achamos tudo lindo. Quando se vê de fora não parece tão grande quanto é. Gostamos da programação oferecida aos acompanhantes, pois senão ficaríamos todo esse tempo sem nada pra fazer", afirmaram.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Colaboração: Tamara Bischoff e Tuane Eggers

Mulheres foram maioria dos vestibulandos

Tuane Eggers