Licenciamento ambiental em empreendimentos é tema de curso

Postado em 25/06/2012 11h07min

Por Daiana Gomes Denardi

A Univates oferece, dia 3 de agosto, o curso de Licenciamento Ambiental em Empreendimentos. Os objetivos são discutir os processos para o Licenciamento Ambiental de grandes empreendimentos, estudar as etapas de Eia/Rima, RAS, PBA, Fepam, ICMBio, LP, LI e LO, avaliar as necessidades de supervisão ambiental em PCHs, linhas de transmissão e rodovias, verificar as formas de monitoramento ambiental e monitoramento de ecossistemas aquáticos e analisar a importância do monitoramento no processo de tratamento da água nas Estações de Tratamento de Água e de Esgoto.

O público-alvo são alunos e diplomados de cursos de graduação e pós-graduação da área ambiental, especialmente Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, especialização em Bases Ecológicas para a Gestão Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento. A atividade ocorre na Univates de Lajeado.

Inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de agosto na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. O investimento é de R$ 105,00 à vista. Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e sequenciais da Univates terão 10% de desconto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011, ou e-mail propex@univates.br.

Confira a programação:

8h20min às 11h40min

Licenciamento Ambiental de grandes empreendimentos;

Eia/Rima, RAS, PBA, Fepam, ICMBio, LP, LI e LO;

Supervisão Ambiental em PCHs, linhas de transmissão e rodovias;

Monitoramento ambiental;

Monitoramento de Ecossistemas Aquáticos:

- Fitoplâncton e Zooplâncton;

- Ictiofauna;

- Parâmetros físico-químicos importantes.

Docentes: Yuji Urakami e Emanuel Neuhaus

13h30min às 16h50min

A importância do monitoramento no processo de tratamento da água nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e de Esgoto (ETEs);

Monitoramento de balneários;

Legislação pertinente.

Docente: Yuji Urakami

Texto: Daiana Gomes Denardi