Univates sedia primeiro encontro das Escolas Técnicas do Comung

Postado em 27/09/2012 17h54min

Por Elise Bozzetto

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou na última quarta-feira, dia 26 de setembro, o primeiro Encontro das Escolas Técnicas do Comung. O evento, sediado na Univates, reuniu gestores das 15 instituições do Consórcio.

O objetivo principal foi iniciar encontros de discussão para encaminhamentos coletivos das instituições de educação profissional vinculadas às mantenedoras de IES do Comung. Inicialmente, cada instituição se apresentou relatando seus cursos, projetos, dificuldades. Logo em seguida, a coordenadora de Relações Interinstitucionais da SETEC/MEC explanou as possibilidades de acesso ao Pronatec (Fies Técnico) e as instituições relataram suas dificuldades de cadastro. Formou-se um grupo de trabalho para encaminhamentos junto ao MEC, visando agilizar o processo.

O encontro também contou com a presença do CEEd RS, explanando as novidades das diretrizes do ensino técnico, momento em que as instituições comunitárias retomaram pedido de maior agilidade no processo de autorização de cursos. Ao final, ficou encaminhado para abril de 2013 novo encontro do grupo, também na Univates, paralelamente à construção de um Seminário de Educação Profissional das Instituições do Comung.

Para a coordenadora do evento, Edí Fassini, o encontro superou as expectativas. “O grupo saiu muito satisfeito, elogiando a organização do evento e os encaminhamentos definidos. As parcerias devem ser cultivadas, porque há muitas semelhanças e identificações entre nossas instituições”, explica.

Texto: Elise Bozzetto

Tuane Eggers