Feira de Ciências apresentará projetos de escolas de Lajeado

Postado em 04/10/2012 11h31min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de incentivar a pesquisa nas escolas, a Univates promove a segunda edição da “Feira de Ciências – Descobrindo talentos para a pesquisa”, programada para ocorrer nos dias 24 e 25 de outubro. A proposta é dar continuidade ao evento iniciado em 2011 para desenvolver a educação científica e buscar a ampliação do espírito crítico e criativo dos alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e dos cursos Técnicos de escolas públicas e particulares de Lajeado.

O evento recebeu a inscrição de aproximadamente 45 projetos nas áreas de Ciências, contemplando também a interdisciplinaridade. Durante a atividade, serão expostos e avaliados os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Os projetos inscritos passarão pela avaliação de um comitê composto por professores e alunos do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Univates.

A comissão escolherá os primeiros colocados de cada nível – Fundamental, Médio e Técnico –, que receberão uma bolsa de Pesquisador Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e participarão de projetos de pesquisa vinculados à Univates. Além disso, os trabalhos que obtiverem média final acima de 3,5 terão seu experimento submetido à Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia – Mostratec 2013 –, em Novo Hamburgo.

A primeira edição da atividade contou com a participação de 35 projetos desenvolvidos por aproximadamente 150 alunos e 25 professores de seis escolas de Lajeado. Além disso, cerca de 500 alunos visitaram o evento. A segunda edição da Feira de Ciências integra a programação do 6º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), que ocorre entre os dias 22 e 27 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/feiradeciencias ou pelo e-mail feiradeciencias@univates.br.

Espaço aberto para visitação

As escolas interessadas em visitar a Feira de Ciências podem agendar sua visita pelo e-mail feiradeciencias@univates.br. A visitação poderá ser feita nos três turnos: da manhã, das 8h30min às 11h30min; da tarde, das 15h às 17h; e da noite, das 19h às 21h30min. O evento é gratuito e aberto a todos os demais interessados.

Texto: Tuane Eggers

Foram inscritos aproximadamente 45 projetos em áreas de Ciências