Promotor de Justiça palestra para acadêmicos de Contábeis

Postado em 04/10/2012 17h26min

Por -

Na terça-feira, 2 de outubro, o Promotor de Justiça da Comarca de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach, palestrou sobre noções gerais de Direito Penal para os alunos da disciplina de “Instituições de Direito”, do curso de Ciências Contábeis. A exposição foi iniciada com explicações sobre o poder do Estado que, assim como pode prestar serviços que tragam benefícios para os cidadãos, também pode fazer as leis e aplicá-las, tributar, tirar a liberdade e até a vida das pessoas, dependendo da situação envolvida. Entremeando vídeos e exemplos práticos de sua atividade profissional, como Promotor de Justiça, Diefenbach descreveu os elementos fundamentais para que um fato seja considerado crime, as modalidades de culpa (imprudência, negligência e imperícia), causas legais que excluem a ilicitude de uma conduta, bem como a classificação das penas criminais, as espécies de ação penal, a penalidade por dirigir embriagado, dentre outros assuntos, sempre relacionando as noções com a vida das pessoas em geral.

Diefenbach é natural da cidade de Jaguari, no Rio Grande do Sul, mas há vários anos atua na Promotoria de Justiça de Lajeado, tendo sido professor por um bom tempo no Curso de Direito da Univates e com atuação expressiva em cursos de extensão para conselheiros tutelares e em órgãos da comunidade. Inclusive, foi presidente do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição de nossa cidade.

Promotor de Justiça da Comarca de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach